Pela terceira vez em um mês, criminosos em situação de rua furtaram fiação elétrica e equipamentos eletrônicos de um semáforo na Rua Francisco Marques, em Franca. O crime ocorreu por volta de 3h40 desta quarta-feira, 26, e foi flagrado pelas câmeras da central de monitoramento da prefeitura. Dois suspeitos utilizaram um fio de antena parabólica para romper os cabos e levaram cerca de 10 metros de fiação, além de CPUs e componentes eletrônicos que controlam o funcionamento dos semáforos.
Guardas Civis Municipais foram acionados e tentaram abordar os criminosos, que fugiram em direção à favela próxima à passarela da Rodovia Cândido Portinari. A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ), e o caso segue sob investigação.
O delegado Eduardo Lopes Bonfim(foto), do Setor de Investigações Gerais (SIG), destacou que esse tipo de furto é incomum, pois os criminosos geralmente tentam levar apenas a fiação dos semáforos. “Dessa vez, arrombaram a caixa de controle e levaram equipamentos que fazem a transição das cores do farol. Ao que tudo indica, pode ter sido um furto encomendado”, afirmou. O prejuízo estimado é de R$ 15 mil.
Além da atuação dos criminosos, um ponto que preocupa as autoridades é a destinação desse material furtado. A polícia investiga possíveis receptadores, especialmente sucateiros que compram ilegalmente esses equipamentos. Para combater a onda de furtos, os investigadores reforçam que é essencial agir não apenas contra os autores dos crimes, mas também contra os compradores desse tipo de material.
A população pode colaborar com as investigações denunciando qualquer informação relevante pelo telefone 181, de forma anônima, ou diretamente na CPJ pelo telefone (16) 3722-2211.