O prefeito Alexandre Ferreira utilizou suas redes sociais, na manhã desta terça-feira, 18, para compartilhar dados preocupantes sobre a pandemia nas UBSs que atendem apenas casos Covid e surto gripal. Segundo Ferreira, 1 em cada 3 pacientes atendidos nas UBSs testaram positivo para Covid-19, já no primeiro dia de exames, que começaram na segunda-feira, 17.
Na segunda-feira também foi o primeiro dia de funcionamento das três UBSs (Unidades Básicas de Saúde) exclusivamente para sintomas respiratórios: Jardim Luiza, Santa Clara e Brasilândia. Somente nessas unidades cerca de 600 pessoas foram atendidas, além do Pronto-socorro “Álvaro Azzuz”.
Em três dias, quase mil pessoas testaram positivo para Covid-19. Segundo o prefeito, tanto as 3 Unidades Básicas de Saúde quanto o Pronto-Socorro “ Dr. Álvaro Jorge Azzuz”, ficaram lotados de pacientes com sintomas de síndrome gripal e de Covidd-19.
“ O que a gente tem visto é um volume cada vez maior de pessoas doentes e, agora, começa a ter problemas, não só na rede pública, mas, em toda a rede particular (de saúde), inclusive: falta de testes. Hoje ainda temos testes, mas a gente não sabe quando isto vai acabar. Já pedimos pra comprar mais 24 mil testes. A empresa disse que ia nos entregar e agora mudou a data para 20 a 25 dias”, disse Ferreira, acrescentando que cerca de 90 mil francanos ainda não tomaram a primeira dose ou a dose de reforço da vacina.
Crianças
Nesta terça-feira, Franca deu início à vacinação de crianças, de 5 a 11 anos, com algum tipo de deficiência (PCD) ou comorbidades. Ao todo, 32 mil crianças deverão ser vacinadas na cidade, até ao final desta campanha.
Por enquanto, a Prefeitura recebeu um lote de 1.750 vacinas para estas crianças. Quem tiver interesse na “xepa”, a sobra técnica da vacina, pode ficar atento ao site da Prefeitura nesta quarta-feira, quando será divulgado um link com o cadastro que a pessoa deve fazer para conseguir a vacina.