As mais violentas
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela que as três cidades brasileiras mais violentas estão em estados com governadores que apoiaram Lula nas eleições de 2022. No topo, Santana, no Amapá do governador Clécio Luis: a taxa de mortes violentas intencionais (MVI) atingiu 93,9% em 2023. A cidade é seguida por Camaçari, com taxa de MVI de 90,6% e Jequié, com MVI em 84,4%, ambas cidades situada na Bahia do governador petista Jerônimo Rodrigues. Mato Grosso é o único estado com um governador oposicionista no top: Sorriso, está em 4º e tem taxa de MVI de 77,7%.
Lu não quer
Lu Alckmin, mulher do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, nem chegou a ser convidada para ser vice de Tabata Amaral na disputa pela prefeitura de São Paulo e já avisou que não iria topar. Ela quer continuará sendo a “mulher do vice-presidente” e não quer saber de qualquer aventura política. Do seu lado, Tabata deu prazo até dia 27 para o apresentador José Luiz Datena indique se topará ou não ser vice em sua chapa (por enquanto, ele é pré-candidato a prefeito pelo PSDB e deverá pular fora de tudo).
Bilhão em impostos
Diante de um mercado que cresce acelerado, o Brasil arremata as regras que vão formalizar as plataformas de apostas online, as populares bets, a partir de janeiro próximo, inclusive com cobrança de impostos, que podem gerar bilhões. Exemplos de percentuais pagos pelas empresas no mundo: Reinou Unido, 15%, Espanha, 20%, Itália, de 22% a 26%, Colômbia, 16% e Estados Unidos, de 10% a 15%. E supostamente, a caminho, Brasil com 12%.