Novo tour
Apesar de ter dito, em diversas reuniões com ministros e outros aliados, que agora iria viajar pelo interior brasileiro, apoiando candidatos e dando entrevistas em rádios locais das cidades, o presidente Lula não resistiu. Embarca com sua Janja e assessores, para novo tour internacional. Na semana que vem, o chefe do Governo e a numerosa comitiva vão para o Paraguai e depois, dão uma esticadinha até a Bolívia, com pautas não especificadas exatamente: são “assuntos sul-americanos”.
Mais grave
Entidades empresariais acabam de divulgar uma carta aberta em que apela por segurança e pacificação do Rio de Janeiro e atribuem o avanço de facções criminosas cariocas às limitações determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à realização de operações nas favelas da capital fluminense. Eles pedem o fim das travas criadas no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 635 e clamam por um basta no cenário da violência que avaliam ser até mais grave do que alguns países em guerra.
Auditoria no BC
O dólar quase chega a R$ 6,00. Lula confidenciou a um interlocutor permanente que, na mesma reunião na qual colocou em dúvida o corte de gastos e chamou de “cretinos” os operadores do mercado financeiro, quase sugeriu que fosse feita uma auditoria “nas decisões técnicas do Banco Central para elevar os juros”. O interlocutor arregalou os olhos: imaginou que o país iria se esfrangalhar e os rentistas, a quem elegeu como inimigos, iam fazer a festa.