Almoço digital
É um esforço isolado do senador Jorge Kajuru (PSB-GO): ele abriu diálogo com cantores sertanejos para um almoço de relacionamento com o presidente Lula. Ele está em linha direta com Leonardo, que convenceu Bruno e Marrone, Chitãozinho & Xororó e Eduardo Costa. Gustavo Lima, bolsonarista de carteirinha não quer nem saber. Kajuru não desiste fácil: promete rechear esse almoço com uma superdose de sertanejos. Afinal, o alvo nunca gostou de Madonna.
“Ativamente”
A Polícia Federal tenta prender os executivos envolvidos na fraude da Americanas, que produziu um lucro fictício de R$ 25,2 bilhões, grande parte distribuída entre os acionistas, mais o calote de R$ 45 bilhões. O ex-CEO Miguel Gutierrez foi preso em Madri pela polícia espanhola, alvo da Operação Disclosure da PF. Ele e outros ex-executivos foram alvo de provas. Gutierrez tem cidadania espanhola e não sai de lá. Caso seja condenado, outros ex-executivos podem pegar 26 anos de prisão. Gutierrez sempre diz que o trio Lemann, Sicupira e Teles, 31% das ações, “sempre operaram ativamente na gestão da empresa”.
No radar da China
Informação que circula entre assessores do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira: o governo da China demonstrou interesse em investir em projetos sucroalcooleiros no Brasil como forma de assegurar o suprimento de etanol. Seria uma meia volta, volver de Pequim em relação ao biocombustível. Entre 2021 e 2022, a China reduziu investimento no setor. Com isso, a taxa de mistura de etanol em combustíveis fósseis, que já era pequena, caiu de 3% para menos de 2%. Nesse período, os produtores locais acabaram destinando a maior parte de seus volumes para exportação.