Demência
São dados da Associação Brasileira de Alzheimer: no Brasil, 1,7 milhão de pessoas com 60 anos ou mais têm algum tipo de demência e só a doença de Alzheimer corresponde a 55% desses casos (966.594). Há ainda 2,3 milhões de brasileiros com algum tipo de declínio cognitivo, com sintomas relacionados à memória. A estimativa é que até 2030 sejam 2,78 milhões e, até 2050, mais de 5,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos convivendo com demência.
Terroristas e carniceiros
Fazer reféns – homens, mulheres, crianças e bebês – para negociar algum tipo de vantagem ou servir de escudo é crime de guerra. Atacar um kibutz, em pleno feriado do Shabat, assassinando mais de 100 pessoas e mais bebês, protagonizando uma verdadeira carnificina é crime contra a humanidade. E degolar outros 40 bebês é evidenciar o lado carniceiro dos terroristas. Em todas essas criminosas investidas há uma cruel obsessão por bebês. Israel tenta trocar supostamente mais de 150 reféns (bebês entre eles) pela liberação de água, energia e comida para o inimigo. O Hamas quer, nessa troca, que Israel suspenda os bombardeios, mesmo continuando a produzir essa disposição pela artilharia. Os mais veteranos advertem: o Hamas nunca libertará reféns, preferirá assassiná-los. E fúria por fúria, Israel não recuará, nem deixará de puxar o gatilho.
Também bens de luxo
O brasileiro ainda resiste a compartilhar bens de luxo, mas mesmo assim, o segmento tem sido sustentado no país pelas novas gerações de consumidores endinheirados que preferem pagar pelo uso de um bem do que comprá-lo. O principal mercado é o de jatos executivos que hoje engloba três empresas e conta com outras 11 em busca de certificação. Mas há aposta também no compartilhamento de casas, carros e até uma ilha, que foi ofertada em quatro cotas de R$ 19,7 milhões cada.