Super fila
Na média do atendimento do SUS, uma consulta e um exame demoram no mínimo, seis meses e uma cirurgia sem grande complicação é realizada depois de uma espera de mais de um ano. Agora, a revelação de que uma artroplastia de quadril (operação à qual Lula se submeterá em outubro) no SUS demora cinco anos, segundo ortopedistas do sistema, o que sinaliza a decadência do processo. Mais: a fila de espera é de oito mil pacientes. Enquanto isso, a ministra Nísia Trindade faz campanha pró-amamentação.
Mais chineses
O chinês Pinduoduo pretende desembarcar com artilharia pesada no Brasil. Além da plataforma de e-commmerce Temu prevista para começo de 2024, o grupo vai trazer seu braço financeiro. A principal peça será o Duoduo Pay, sua carteira de pagamento digitais. Seus planos envolvem financiamento de parceiros comerciais para acelerar a montagem de um marketplace. O grupo chinês tem 900 milhões de clientes ativos e valor de mercado de R$ 110 bilhões, já ameaçando a Shein e Alibaba, ambos na casa de um bilhão de usuários cadastrados.
“Auxílio-livro”, não
O Supremo Tribunal Federal, por decisão unanime, declarou inconstitucional um penduricalho surpreendente nos contracheques de integrantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais: “auxílio-livro”. Os magistrados espetavam o bolso de contribuinte um mínimo de R$ 16 mil, equivalente a 50% do menor salários da turma, à títulos de “abandono de aperfeiçoamento profissional”. Contudo, o STF não esticou a decisão a outros tantos penduricalhos pendentes.