Datena, de novo
Pesquisa do Instituto Paraná acaba de fazer uma pesquisa sobre a disputa da prefeitura de São Paulo em 2024 que traz Guilherme Boulos (PSOL) na frente com 26,3% contra 24% de José Luis Datena (PSC) em segundo. Depois, em sequência, Rodrigo Garcia (PSDB), 8,5%; Ricardo Nunes (MDB), 7,9%; Ricardo Salles (PL), 4,8%; Tabata Amaral (PSB), 3,9%; Kim Kataguiri (União), 3,3% e Vinicius Poit (Novo), 1,6%. Outra pesquisa do mesmo instituto aponta que 69% dos eleitores da cidade de São Paulo não sabem o nome do atual prefeito (Ricardo Nunes).
Dividido
Valdemar Costa Neto, dono do PL, partido de Jair Bolsonaro, está enfrentando uma crescente divisão entre os parlamentares da legenda. Uma parte se mantém fiel ao ex-presidente, mesmo reclamando do tempo que ele está fora do Brasil e não cuidando de seus aliados; outra parte, já começa a arrumar as malas em direção a outras agremiações, em busca de habituais generosidades que poderiam ganhar se bandeando para os lados do governo Lula – e esses não escondem suas pretensões. Valdemar tenta segurar esse segundo bloco que não consegue levar suas promessas a sério.
Outra freada
A entressafra no segmento de venture capital vai se alastrando. A chinesa Didi está revendo seus investimentos no Brasil. A ordem é pisar no freio e reduzir os aportes no país, seja em novos negócios ou nas companhias em carteira. O recuo já se reflete nas empresas investidas. No mês passado, a startup de transporte urbano 99 fez uma série de demissões. Pelo tamanho dos investimentos, a inapetência dos chineses é mais um sinal de alerta no mercado de venture capital no Brasil: a Didi já aportou mais de US$ 300 milhões em empresas brasileiras.
Pequenos credores
A fraude da Americanas fragiliza 15.615 credores, empregados e fornecedores. As maiores vítimas são os micros e pequenos empresários que tem a receber até R$ 20 mil. São 5.879 créditos totalizando R$ 118 milhões devidos aos pequenos credores. Eles representam 38% do total de vítimas da fraude. Em 2022, a Americanas faturou R$ 5,2 bilhões em suas duas mil lojas com produtos de fornecedores em novembro (Black Friday) e Natal.