Fora do tom
As cervejarias atravessaram o samba no carnaval. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai apurar as denúncias conta a AmBev e a Heineken por supostas práticas anticoncorrenciais. Os alvos são os contratos de patrocínio firmados, respectivamente, com as prefeituras de Salvador e de Olinda. Segundo as acusações enviadas ao órgão, as duas companhias fecharam acordos de exclusividades danosos à livre concorrência. Ambas teriam se aproveitado da condição de patrocinadoras oficiais do Carnaval para tirar adversários do jogo, coibindo a venda de outras marcas, até em bares próximos a eventos carnavalescos.
Memória
Quatro ministros do atual governo votaram a favor da autonomia do Banco Central, medida classificada como “bobagem” por Lula. Simone Tebet (Planejamento), Juscelino Filho (Comunicações), Daniela do Waguinho (Turismo) e André de Paula (Pesca) ajudaram a aprovar a regra em 2021 quando exerciam mandato parlamentar. A base de apoio do presidente também se posiciona majoritariamente a favor da medida que estipula mandatos fixos para o comando da instituição e tenta blindar a direção do BC de interferências políticas.
Outros garimpos
A agenda bilateral com os EUA, impulsionada pela visita de Lula a Washington, vai passar pelo subsolo brasileiro. Os dois países estão alinhavando um acordo na área mineral, envolvendo notadamente níquel, cobalto, estanho e lítio. Em relação ao lítio, a Casa Branca financiaria a atuação dos mineradores no Brasil – o país tem 8% das reservas de lítio conhecidas no mundo. No caso do níquel e estanho, uma operação triangular com a mineradora inglesa TechMet, um istmo do Departamento de Estado norte-americano.
Mais elétricos
A montadora chinesa Wulling Motors tem planos de entrar no Brasil produzindo veículos elétricos. Trata-se de um dos três maiores fabricantes de automóveis do país asiático. A chegada da Wulling poderia aditivar os planos da General Motors de também fabricar carros elétricos no país. Os dois grupos têm uma parceria no mercado asiático. Um dos principais projetos da Wulling é o Guang Mini EV, um modelo de carro elétrico de perfil mais popular. Seguiria a trilha da também chinesa Great Wall, que comprou a antiga fábrica da GM no interior de São Paulo e já anunciou a produção de carros elétricos.