Desempenho da exportação de saquê de 2024
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250205554120/pt/
More people around the world are enjoying Japanese sake (Photo: Business Wire)
A Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) divulgou os dados das exportações de saquê de 2024. O valor total das exportações atingiu JPY 43,5 bilhões, um aumento de +6% em relação ao ano anterior, com 3,45 milhões de caixas (o equivalente a 9L) enviadas para um número recorde de 80 países. Desde 2020, o valor das exportações cresceu 1,8 vezes, o preço médio unitário aumentou 1,3 vezes e o número de destinos de exportação aumentou em 19. Nos últimos cinco anos, os mercados de saquê premium tiveram um crescimento considerável.
Em termos regionais, a Ásia foi responsável por 61% do valor total das exportações, mas houve um pequeno declínio YoY. No entanto, a Coreia do Sul registrou um crescimento significativo de 29%, enquanto a Tailândia e a Malásia também tiveram um bom desempenho. A América do Norte apresentou um aumento de 27%, impulsionado pela adoção de restaurantes finos. A Europa Ocidental cresceu 18% YoY, uma expansão de 2,5 vezes em cinco anos devido às colaborações da indústria do vinho. A expansão dos Reino Unido e da França, em particular, foi de aproximadamente três vezes e 2,6 vezes, respectivamente.
Principais iniciativas e perspectivas futuras do JSS para 2024
Para aumentar a conscientização global sobre o saquê, a JSS fortaleceu parcerias com a Association de la Sommellerie Internationale (ASI) e a Union de la Sommellerie Française (UDSF). Em 2024, a JSS realizou uma oficina masterclass no ASI Boot Camp, na Espanha, para educar jovens sommeliers sobre o saquê. A JSS participou de feiras internacionais, como a ProWein, a ProWine São Paulo e a Warsaw Wine Experience, para expandir os canais de distribuição.
Um marco importante em 2024 foi a inclusão do saquê na tarefa de serviço das finais do Concurso ASI Melhor Sommelier da Europa, África e Oriente Médio 2024, o que aumentou o seu reconhecimento entre os sommeliers. Além disso, o registro de “Conhecimento e habilidades tradicionais de fabricação de saquê com molde koji no Japão” como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em dezembro de 2024 impulsionou a presença global do saquê. Em 2025, a JSS pretende acelerar a expansão para a América Latina, Europa Oriental e Sudeste Asiático para impulsionar ainda mais o crescimento das exportações.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250205554120/pt/
Contato:
Contato:
Takeshi Itani
takeshi.itani@sakeexperiencejapan.com
Fonte: BUSINESS WIRE