Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025

    6 de junho de 2025

    E-book analisa os desafios do marketing político

    6 de junho de 2025

    Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    • Arena Freestyle iniciou sua temporada no Festival Interlagos
    • Grupo BBF fortalece a economia circular na Amazônia
    • Construção civil avança e quase 50% das empresas já têm práticas sustentáveis
    • Evento terá chopp artesanal com 50% de desconto neste sábado
    • Multiply Group ilumina o mundo com o lançamento do Multiply Media Group, criando uma potência da mídia com sede nos Emirados Árabes Unidos
    • Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café
    • Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Setor de brindes passa por transformação
    Notícias Corporativas

    Setor de brindes passa por transformação

    DINOBy DINO4 de fevereiro de 2025
    Setor de brindes passa por transformação
    Setor de brindes passa por transformação

    O mercado brasileiro de brindes corporativos está vivendo um momento de transformação de processos, algo semelhante ao experimentado pelo setor de papelaria gráfica no início da última década. É o que se pode constatar a partir do relatório “O Setor Brindeiro no Brasil”, produzido pela brasileira LTP Personalização com dados de 4,5 mil agências de brindes.

    Estas agências agora exigem interação digital e condições de entrega ultrarrápida. Assim como ocorreu anteriormente na área de papelaria gráfica, atualmente também não são aceitos limites de lotes mínimos para a personalização dos produtos para as agências.

    “O planejamento de campanhas com brindes está ficando mais pontual. Assim, a ideia de estocar estes itens está dando lugar a um hábito de aquisição em volume menor, e em cima das demandas”, explica Carla Olinda, diretora da LTP Personalização.

    A própria LTP lançou em 2024 o seu modelo de atendimento “Non-Stop”, com produção em 24/7. Desde então, a gravadora disponibiliza a opção de um aplicativo inteligente para apoiar os brindeiros a controlar o ciclo de projetos e enfrentar desafios da urgência.

    Várias agências já utilizam a ferramenta, como, por exemplo, a aprovação de layout de pedidos à noite ou aos domingos, via smartphone, ou para checar o andamento de projetos fora do horário comercial.

    A rejeição de estoques domésticos ocorre em paralelo à tendência de maior especialização das agências de brindes. Um exemplo são as boutiques focadas em presentes para o RH. Como conhecem, de antemão, as táticas do gestor de pessoal, elas já têm no portfolio propostas de brindes ideias para o onboarding, incentivo e retenção de colaboradores.

    Esta segmentação se constata também em empresas focadas em medalhas e troféus para torneios esportivos, feiras de negócios, casamentos, grandes espetáculos, eventos de rua e até brindes religiosos.

    Há alguns meses, a Exame mostrou o caso de uma startup, dedicada ao armazenamento, transporte e gestão centralizada de estoque para brindes corporativos em grandes corporações. E várias concorrentes com este perfil começam a aparecer. No mesmo movimento, emergem ofertantes de sistemas de gerenciamento de materiais de campanhas para as próprias agências de brindes, como é o caso da “Brinde.Me”, em um nicho emergente de desenvolvedores.

    Engenharia reversa para brindes

    Na corrida de transformações do setor, a LTP Personalização investiu em maquinário dotado de scanners inteligentes e softwares de engenharia reversa. Entre os fabricantes globais desta infraestrutura, a japonesa Mimaki disponibiliza tecnologias para personalizar produtos de formatos assimétricos, em múltiplos materiais, a partir de simples imagens digitais enviadas pela agência de brindes.

    Em 2024, o parque de personalização da LTP atingiu 500 colaboradores e 250 máquinas, incluindo 20 unidades com tecnologia Mimaki. A empresa incorporou ainda uma família de equipamentos com inteligência artificial da norte-americana Amica System que permitem gravar de uma até mil peças por dia, e contam com escaner de captura remota.

    Com o software da Amica, rodando em máquinas de gravação UV em 360 graus, a LTP está conseguindo projetar a decoração para garrafas e peças cônicas ou cilíndricas, sem que as agências necessitem enviar um layout detalhado do objeto final desejado.

    “Antes era muito complicado personalizar este tipo de brinde porque o cálculo de distorção de imagem, entre o gargalo e a base, é extremamente complexo”, afirma Alexandre Ferreira, gerente de vendas da Amica Systems do Brasil.

    A Personalização In-loco

    Há quatro anos, a empresa iniciou a oferta de serviço móvel para eventos, envolvendo as agências de brindes. De lá para cá, ativou cerca de 150 campanhas de personalização face-a-face. Em 2024, o serviço in-loco foi usado em eventos esportivos, como a Corrida Pão de Açúcar (para a personalização de medalhas e troféus) e também ocorreram ativações em shopping centers e lojas de 11 cidades, no engajamento presencial do consumidor. Incluindo-se aí a gravação do nome de cliente em tênis, garrafas, uísque, perfumes e em presentes comprados em shopping centers.

    Na visão de Alexia Grer, gerente de marketing da LTP, um desafio da personalização é garantir ofertas impactantes para a linha de frente do negócio (as agências) e calibrar o custo final para gerar ganha-ganha no atual cenário de competição feroz.

    “A aliança com as agências de brindes está na base do nosso mapa de ida ao mercado, elas estão nos exigindo vendas consultivas para processos como a definição de preço, prontidão de atendimento e apoio técnico aos projetos”, afirma a executiva.

    ATACADO E VAREJO COMUNICAÇÃO INDUSTRIA DE NÃO DURÁVEIS MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025

    6 de junho de 2025

    E-book analisa os desafios do marketing político

    6 de junho de 2025

    Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    • Arena Freestyle iniciou sua temporada no Festival Interlagos
    • Grupo BBF fortalece a economia circular na Amazônia
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    By Repórter no Fato

    Iniciativa aproxima crianças do campo e ensina sobre a cultura cafeeira, da planta até a…

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.