Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Tecnologia reduz perdas provocadas por más condições na logística da saúde

    28 de maio de 2025

    No Pará, Lojas Avenida inaugura 195ª unidade

    28 de maio de 2025

    Dominar o inglês é diferencial para se destacar no mercado

    28 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Tecnologia reduz perdas provocadas por más condições na logística da saúde
    • No Pará, Lojas Avenida inaugura 195ª unidade
    • Dominar o inglês é diferencial para se destacar no mercado
    • Mudanças climáticas impulsionam demanda por martelinho
    • Liderança eficaz reduz pedidos de demissão
    • Sim! Cerveja lança bebida com café sem álcool
    • Outback investe R$ 5 milhões e inaugura restaurante em Franca 
    • Estética facial impulsiona mercado de beleza em 2025
    • PF prende grupo que cobrava R$ 250 mil para matar ministros do STF
    • Morre Dorinha Duval, 1ª Cuca do “Sítio do Picapau Amarelo”, aos 96 anos
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Busca por livros físicos cresce mesmo com avanços digitais
    Notícias Corporativas

    Busca por livros físicos cresce mesmo com avanços digitais

    DINOBy DINO26 de fevereiro de 2025
    Busca por livros físicos cresce mesmo com avanços digitais
    Busca por livros físicos cresce mesmo com avanços digitais

    Mesmo pela conveniência e pelo preço mais acessível que os livros digitais oferecem quando comparados à versão física, os livros impressos seguem como preferidos de muitos leitores. Isso é o que aponta o último estudo da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizado pela Nielsen BookData. De acordo com o material, 56% dos leitores compraram somente livros físicos nos últimos 12 meses.

    Para efeito de comparação, o estudo aponta ainda que 30% dos consumidores optam por livros tanto impressos quanto digitais, já os que preferem apenas livros digitais, representam 14%. Curiosamente, a pesquisa também revela que 49% dos brasileiros prefeririam comprar livros em lojas físicas, caso os preços fossem equivalentes, enquanto 44% ainda optariam por lojas on-line.

    Já segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, publicada pelo portal PublishNews, a leitura de livros é a atividade cultural mais praticada pelos moradores de São Paulo. Dos entrevistados, 66% alegaram ter se dedicado à leitura no último ano. Já 21% disseram ter frequentado uma feira do livro nos 12 meses anteriores à entrevista, e 14% frequentaram saraus.

    De acordo com Roberto Saad, CEO e Co-founder da UICLAP, plataforma digital de publicação que atua no setor editorial, permitindo que autores publiquem seus livros sem custos, esses dados refletem uma preferência consolidada por uma experiência de leitura mais tangível.

    “O livro físico oferece uma sensação de posse e conexão emocional que o digital ainda não consegue replicar. Essa resistência ao digital também pode ser relacionada à forma como as pessoas se acostumaram a consumir conteúdo visual, mas de maneira mais sensorial e interativa com o livro impresso”, observa.

    O especialista ainda atribui essa preferência a alguns fatores como:

    • Experiência sensorial: o tato, o cheiro e o ato de folhear são aspectos que muitos leitores ainda preferem no formato físico;
    • Colecionabilidade: livros físicos são frequentemente vistos como itens de coleção, além de decorar ambientes;
    • Acesso off-line: o livro físico não depende de tecnologia, o que é uma vantagem em locais sem conexão à internet ou com dispositivos limitados;
    • Atenção plena: a leitura de livros físicos pode ser vista como uma forma de desconectar-se de distrações tecnológicas e manter o foco no conteúdo.

    Para Saad, números como esses indicam que os livros impressos ainda têm um papel central no mercado, o que pode motivar autores iniciantes e profissionais a buscarem por essa opção. “Para quem quer se destacar, a publicação de livros físicos pode ser mais atraente por oferecer um produto mais palpável para o público, sem contar a mais fácil aceitação no mercado”, elucida.

    Democratização do mercado editorial brasileiro

    Diante dessas observações, o CEO e Co-founder da UICLAP percebeu a dificuldade que muitos autores enfrentam para publicar seus livros devido aos custos e à burocracia. “A plataforma UICLAP foi criada com o objetivo de proporcionar uma solução acessível, permitindo que qualquer autor, sem a necessidade de intermediários e a custo zero, tenha seu livro publicado e disponibilizado para o público”, explica.

    Segundo ele, uma das principais propostas é de que a ferramenta seja a mais democrática possível. O escritor realiza o cadastro, faz o upload do seu livro na plataforma, precifica e publica. A partir desse momento, o livro já está disponível para venda na loja da UICLAP.

    “Lembrando: não há custo para publicar. O processo é totalmente automatizado. Quando ocorre uma venda, um de nossos fornecedores produz o livro, realiza a entrega ao comprador e nós remuneramos o escritor. Trabalhamos com produção sob demanda, eliminando a necessidade de estoque”, complementa.

    A seguir, Roberto Saad explica como funciona o processo de publicação através da UICLAP:

      • Criação da obra: o autor envia miolo com seu conteúdo previamente diagramado para a plataforma;
      • Capa: a plataforma fornece as medidas para a criação da capa de acordo com as informações do miolo, levando em consideração formato e números de páginas. Nesse momento, o escritor pode criar a sua capa em um software de edição, criar a capa dentro do portal ou contratar um profissional disponível em nosso marketplace de serviço;
      • Informações sobre o livro: preenchimento de informações como: título, subtítulo, nome do autor, sinopse, categoria do livro e mais informações complementares;
      • Precificação e acabamento: nesse momento o autor escolhe qual o valor ele quer receber por título vendido e escolhe entre os acabamentos disponíveis. É apresentada uma tabela com o custo de produção para cada tipo de acabamento para auxiliar o autor a escolher o que melhor se encaixa ao seu trabalho. Uma vez publicado, o livro fica disponível em nossa loja;
      • Produção sob demanda: o livro é impresso somente quando o pedido é realizado. O autor pode adquirir seus livros a preço de custo e com descontos progressivos de acordo com a quantidade, o que permite a ele trabalhar com pequenos lotes, seja para a realização de evento de lançamento com sessão de autógrafos, presentear amigos e familiares ou realizar a venda direta;
      • Marketing: a UICLAP disponibiliza templates para redes sociais para que o autor realize a divulgação da obra. A cada livro vendido, o sistema dispara uma notificação para o autor e o valor dos royalties fica disponível em seu portal.
      • Eventos: a plataforma proporciona, ao autor, a participação em eventos como Bienais, divulgação da obra em importantes veículos de comunicação como Publish News, entre outros. 

    A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental para a evolução do mercado editorial, além de democratizar o acesso à publicação para as pessoas físicas e jurídicas, analisa o CEO e Co-founder da UICLAP.

    “O cenário atual de leitura está sendo moldado por diferentes fatores, como a praticidade do digital e a tangibilidade do físico. Com a democratização da publicação, o mercado tem se tornado mais inclusivo, permitindo que mais vozes sejam ouvidas. Isso tem fortalecido a ideia de que os autores, mesmo sem recursos financeiros ou apoio das grandes editoras, possam alcançar seu público e garantir visibilidade no mercado editorial”, completa.

    Para mais informações, basta acessar: https://uiclap.com/

    COMUNICAÇÃO Educação EMPREENDEDORISMO MARKETING tecnologia

    Related Posts

    Tecnologia reduz perdas provocadas por más condições na logística da saúde

    28 de maio de 2025

    No Pará, Lojas Avenida inaugura 195ª unidade

    28 de maio de 2025

    Dominar o inglês é diferencial para se destacar no mercado

    28 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Tecnologia reduz perdas provocadas por más condições na logística da saúde
    • No Pará, Lojas Avenida inaugura 195ª unidade
    • Dominar o inglês é diferencial para se destacar no mercado
    • Mudanças climáticas impulsionam demanda por martelinho
    • Liderança eficaz reduz pedidos de demissão
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Programa de Estágio Sabesp 2025: última semana para se inscrever

    By Reporter no Fato

    Processo seletivo possui 120 vagas em aberto e estima efetivar 90% dos participantes; Franca oferece…

    APAE de Franca arrecada mais de R$ 1,1 milhão no 13º Leilão ‘Um Lance de Amor’

    28 de maio de 2025

    Sabesp investirá R$ 362 milhões em Franca até 2029

    26 de maio de 2025

    Leilão “Um Lance de Amor” acontece neste sábado e deve reunir 400 pessoas em Franca

    24 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.