Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Bombeiros de Franca fazem buscas pelo corpo de empresário no Rio Grande em Miguelópolis

    31 de maio de 2025

    PSG massacra Inter de Milão e é campeão da Champions League pela 1ª vez na história

    31 de maio de 2025

    Identificadas as vítimas fatais de acidente entre carro e caminhão na Rodovia Ronan Rocha

    31 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Bombeiros de Franca fazem buscas pelo corpo de empresário no Rio Grande em Miguelópolis
    • PSG massacra Inter de Milão e é campeão da Champions League pela 1ª vez na história
    • Identificadas as vítimas fatais de acidente entre carro e caminhão na Rodovia Ronan Rocha
    • Acidente em Guaíra deixa um morto e 3 feridos
    • Presidente da Câmara de Franca cobra chamamento para hospital público estadual iniciar as contratações
    • Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por morte de ator de Chiquititas e de seus pais
    • Franca sofre apagão no último quarto e perde para o Flamengo na semifinal do NBB
    • Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit
    • Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas
    • Aneel aciona bandeira vermelha para junho, e conta de luz fica mais cara
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Panoramas RD Station: IA é utilizada por 58% das empresas
    Notícias Corporativas

    Panoramas RD Station: IA é utilizada por 58% das empresas

    DINOBy DINO30 de maio de 2025Updated:30 de maio de 2025
    Panoramas RD Station: IA é utilizada por 58% das empresas
    Panoramas RD Station: IA é utilizada por 58% das empresas

    A adoção de Inteligência Artificial (IA) continua em expansão no Brasil e começa a ser utilizada em maior escala no marketing e nas vendas das organizações. Isso porque 58% das empresas já utilizam a tecnologia em suas operações, de acordo com o Panorama de Marketing e Vendas, lançado pela RD Station, unidade de negócio da TOTVS. Para o levantamento, foram ouvidos mais de 3.800 profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos de todas as regiões do país, além de bilhões de dados das ferramentas RD Station. 

    No marketing, 70% dos profissionais utilizam IA para atividades como criação de conteúdo, planejamento estratégico e personalização de campanhas. Já nas vendas, a tecnologia é aplicada na elaboração de pitches, análise de dados e otimização da produtividade. O dado representa um crescimento de 12 pontos percentuais em relação à última edição do estudo.  

    Entre os principais benefícios relatados pelas empresas que adotaram IA estão maior facilidade na criação de conteúdo (72%) e aumento de produtividade (71%). Apesar desses avanços, 48% das empresas ainda estão nos estágios iniciais de implementação, evidenciando um grande potencial para expansão e amadurecimento no uso da tecnologia.

    O WhatsApp também se destacou como uma ferramenta estratégica, sendo utilizado por 72% das empresas – sete pontos percentuais a mais que em 2024 –  para diversas finalidades, como atendimento comercial e fechamento de vendas (67%), nutrição de leads e envio de ofertas (52%) e captação de leads via botões ou anúncios pagos (37%). O canal foi apontado como o mais eficaz no contato inicial com leads, superando telefone e e-mail. No entanto, desafios como esforço manual e dificuldade para mensurar resultados ainda precisam ser enfrentados. O estudo mostra uma tendência de alta, já que houve um crescimento de sete pontos percentuais em relação ao ano passado (era 65%).

    Outro ponto abordado no estudo foi a integração entre Marketing e Vendas, que permanece como um desafio para muitas empresas. Apenas 18% consideram essa conexão satisfatória, embora tenha havido avanços em relação ao ano anterior. A pesquisa revela que 57% das empresas não possuem um SLA (Acordo de Nível de Serviço) definido entre as equipes, enquanto 69% dos times de marketing acompanham os resultados de vendas. Investir em processos integrados e ferramentas compartilhadas, como CRMs, tem se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar a conversão de leads e atingir metas. Melhorar a troca de feedbacks e a análise de perdas também são pontos críticos para fortalecer essa colaboração.

    Desafios, oportunidades e tendências emergentes para 2025 

    O Panorama também trouxe à tona os principais objetivos das equipes de marketing para 2025, que incluem gerar mais demanda de vendas (34%), aumentar o reconhecimento da marca (27%) e inovar nas estratégias digitais (14%). Apesar dessas metas, 71% das empresas não atingiram seus objetivos de marketing em 2024, reforçando a necessidade de melhorias em áreas como automação de processos, definição de metas claras e uso mais eficiente de dados. A centralização de informações e a integração de ferramentas foram destacadas como prioridades para superar esses desafios.

    Entre as tendências emergentes para o próximo ano, o relatório aponta a valorização de conteúdos mais pessoais e autênticos (52%), a transformação das redes sociais para promover maior conexão com o público (41%), o relacionamento humanizado via bots e automação (39%) e a comoditização da Inteligência Artificial (33%). Estratégias omnichannel e a hipersegmentação prometem redefinir a forma como marcas interagem com seus públicos, enquanto o live commerce e a criação de comunidades ganham força como novas formas de engajamento e inovação no setor.

    “Com o Panorama de Marketing e Vendas 2025, buscamos não apenas mapear as tendências que estão transformando o mercado, mas também oferecer insights práticos para que empresas de todos os portes possam se preparar para o futuro. A Inteligência Artificial, o WhatsApp e a integração entre Marketing e Vendas são mais do que tendências — são pilares fundamentais para alcançar resultados consistentes em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico. Nosso objetivo é ajudar as empresas a navegarem por essas mudanças com clareza e estratégia”, destaca Gustavo Avelar, vice-presidente da TOTVS à frente da RD Station.  

    COMUNICAÇÃO Economia MARKETING NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit

    30 de maio de 2025

    Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas

    30 de maio de 2025

    Comunicar falecimentos com respeito fortalece vínculos

    30 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Bombeiros de Franca fazem buscas pelo corpo de empresário no Rio Grande em Miguelópolis
    • PSG massacra Inter de Milão e é campeão da Champions League pela 1ª vez na história
    • Identificadas as vítimas fatais de acidente entre carro e caminhão na Rodovia Ronan Rocha
    • Acidente em Guaíra deixa um morto e 3 feridos
    • Presidente da Câmara de Franca cobra chamamento para hospital público estadual iniciar as contratações
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O município de Pedregulho, localizado no nordeste paulista, se consolida como o maior produtor de…

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025

    Justiça começa a julgar casal acusado pelo sumiço de 63 milhões em sacas de café no interior de SP

    28 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.