Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância

    13 de junho de 2025

    Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

    13 de junho de 2025

    Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida

    13 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância
    • Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos
    • Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida
    • Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho
    • De IA para pequenos negócios a inteligência emocional, Sebrae-SP lança 13 cursos gratuitos e on-line
    • DDM de Franca é reclassificada como unidade policial de 1ª Classe
    • Cirurgia plástica: busca por resultado natural é tendência
    • UniFECAF realiza eventos virtuais para integrar EaD
    • Brasil registra avanço na demanda por livros em 2024
    • Uniphore acelera a expansão pela Europa
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    • De Quebrada
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Empresa ressalta a importância do marketing pessoal para o eletricista
    Notícias Corporativas

    Empresa ressalta a importância do marketing pessoal para o eletricista

    DINOBy DINO13 de junho de 2025

    Os eletricistas desempenham papel fundamental na hora de fazer a execução da instalação elétrica e até mesmo ao realizar a manutenção de sistemas já existentes sejam eles em indústrias, residências ou obras comerciais. 

    No mercado atual bastante competitivo, quem se destaca não é só o profissional que entende de instalação elétrica, mas também aquele que sabe apresentar seu trabalho de forma clara e confiável. Por isso, desenvolver estratégias de marketing pessoal é um diferencial e uma ferramenta essencial para o eletricista prosperar em sua carreira. 

    “O marketing pessoal é fundamental porque ajuda o eletricista a se destacar no mercado, mostrando profissionalismo, credibilidade e construindo uma reputação positiva. Isso aumenta as chances de ele ser lembrado e indicado por clientes. Além disso, um profissional que se comunica bem ganha mais visibilidade e confiança”, ressalta Fábio Ferrara, gerente de marketing da COBRECOM.

    De acordo com o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM, o marketing pessoal ainda permite que o eletricista mostre seu valor antes mesmo do cliente contratá-lo. Também ajuda o profissional a comunicar seus diferenciais, ganhar mais confiança, apresentar melhor o seu portfólio, e aumentar suas chances de ser contratado. 

    Imagem positiva 

    Segundo Fábio Ferrara, manter apresentação pessoal e uniforme limpos, ser pontual, investir em comunicação clara e educada, divulgar certificações e cursos, e mostrar exemplos de trabalhos realizados são dicas essenciais para construir uma boa imagem.

    Além disso, o profissional deve sempre buscar feedbacks para aprimorar o atendimento, investir em cursos de atualização, usar uma comunicação clara e transparente e firmar parcerias com marcas de referência do setor elétrico.

    “Também é importante que o eletricista mantenha redes sociais atualizadas com fotos de obras (com autorização dos proprietários), depoimentos de clientes e dicas de instalação elétrica, além de informar em todos os seus orçamentos que utiliza somente marcas de produtos elétricos de qualidade e segurança reconhecidas”, indica Hilton Moreno.

    O consultor técnico da COBRECOM também esclarece que o eletricista deve escutar com atenção todas as informações que o cliente precisa e, ao elaborar o orçamento, deve explicar claramente o motivo de cada item, mostrar experiências anteriores parecidas com a do cliente, ter um modelo de orçamento organizado e com valor justo, ser transparente nos prazos e valores, além de demostrar preocupação com a satisfação e a segurança do proprietário e dos outros usuários da obra.

    “O eletricista deve falar termos técnicos somente quando necessário e nunca deve prometer o que não pode cumprir. Além disso, o marketing pessoal não é sobre ‘vender uma imagem falsa’, mas sim sobre valorizar a imagem real de um bom profissional. No caso do eletricista, é mostrar que ele vai além da parte técnica: ele é um parceiro confiável, que entrega segurança e eficiência. Quanto melhor for sua comunicação e presença, mais chances terá de crescer profissionalmente.”, atesta Hilton Moreno. 

    Capacitação

    A capacitação e atualização profissional contínuas são indispensáveis para todos os profissionais que atuam com instalação elétrica, já que o setor está em constante evolução, impulsionado por novas tecnologias, como sistemas fotovoltaicos, automação residencial, entre outros; que não apenas criam demandas, mas também exigem maior especialização e entendimento técnico.

    “Apresentar para os seus clientes toda a sua qualificação profissional, os cursos e atualizações realizados, também é uma ação de marketing pessoal importante, pois comprova competência, transmite confiança e destaca o profissional no mercado”, afirma Fábio Ferrara.

    Segundo Hilton Moreno, ao comprovar sua formação profissional e experiência, o eletricista transmite autoridade e experiência prática, o que diferencia o profissional dos demais e justifica o valor cobrado.

    “Um documento importante que atesta a capacitação do eletricista é a Carteirinha Digital da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para obter o documento, o profissional deve concluir um curso com base nas normas da ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, composto por sete módulos desenvolvidos e ministrados pelo professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno; e que podem ser acompanhados on-line na plataforma ‘Choque Elétrico Mata’”, ressalta Fábio Ferrara. 

    Divulgação do trabalho 

    Entre as principais ações para o eletricista divulgar o seu trabalho e conseguir mais clientes estão: criar e manter perfis nas redes sociais com fotos dos serviços realizados; pedir indicações e depoimentos aos clientes satisfeitos; participar de grupos de bairro, condomínio ou comunidades on-line; distribuir cartões de visita em lojas de material elétrico; e criar um perfil no Google Meu Negócio para ser encontrado nas buscas locais. 

    “Ter redes sociais também é importante para divulgação, pois funcionam como uma vitrine digital e permitem que novos clientes conheçam o trabalho do eletricista, vejam fotos reais de instalações e acompanhem o profissional no dia a dia. Além disso, depoimentos e resultados concretos nas redes geram prova social, que é uma das formas mais poderosas de atrair novos clientes. Pessoas confiam em outras pessoas. E mostrar depoimentos e o trabalho do eletricista em vídeo traz ainda mais impacto e autenticidade”, informa Hilton Moreno.

    Fábio Ferrara lembra que um serviço de qualidade é excelente propaganda, pois clientes satisfeitos tendem a indicar e contratar novamente, formando uma rede de confiança. Além disso, o marketing pessoal é uma construção diária, que envolve dedicação, ética, atualização e relacionamento. Eletricistas que investem nessa estratégia crescem profissionalmente e se tornam referência no setor.

    “Outras ações que o eletricista pode fazer para que ele seja sempre lembrado pelos seus clientes são: manter contato pelo WhatsApp em datas importantes como aniversário ou fim de ano; criar um grupo ou lista de transmissão com dicas rápidas sobre segurança elétrica; entregar um cartão com QR Code para contato rápido; deixar um brinde como ímã de geladeira, régua de tomada com o nome dele; entre outros”, sugere Hilton Moreno.

    CONSTRUÇÃO CIVÍL EMPREENDEDORISMO ENGENHARIA MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância

    13 de junho de 2025

    Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

    13 de junho de 2025

    Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho

    13 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância
    • Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos
    • Ônibus atropela e mata criança de 3 anos em Ribeirão Preto; irmã de 12 anos ficou ferida
    • Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho
    • De IA para pequenos negócios a inteligência emocional, Sebrae-SP lança 13 cursos gratuitos e on-line
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Poupatempo participa da Campanha do Agasalho 2025

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    Com a chegada do período mais frio do ano, o Poupatempo participa, mais uma vez,…

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    9 de junho de 2025

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    7 de junho de 2025

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.