Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    FIDI investe em exame de termografia para detectar o câncer

    13 de maio de 2025

    Excesso de burocracia pode comprometer engajamento e produtividade nas empresas

    13 de maio de 2025

    Empresas tem investido em IA para decisões de marketing

    13 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • FIDI investe em exame de termografia para detectar o câncer
    • Excesso de burocracia pode comprometer engajamento e produtividade nas empresas
    • Empresas tem investido em IA para decisões de marketing
    • APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo
    • Estudo informa sobre tratamento de HIV e drogas injetáveis
    • Estudo informa sobre prevenção de HIV relacionado às drogas
    • Brasileiro cria centro de negócios para imigrantes nos EUA
    • Novo presidente do IMED assume com foco em humanização
    • DISE de Franca desmantela ponto de tráfico no Parque do Horto e prende quatro pessoas durante operação
    • Inteligência Artificial promete ampliar 427 milhões de vagas
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Consumidores valorizam bares e restaurantes sustentáveis
    Notícias Corporativas

    Consumidores valorizam bares e restaurantes sustentáveis

    DINOBy DINO30 de agosto de 2024
    Consumidores valorizam bares e restaurantes sustentáveis
    Consumidores valorizam bares e restaurantes sustentáveis

    As pautas relacionadas à área de ASG (ambiental, social e governança) têm ganhado cada vez mais destaque no debate público, o que se reflete na crescente preferência dos consumidores em frequentar locais que invistam em iniciativas sociais e de sustentabilidade. Uma pesquisa realizada pela Abrasel em parceria com o Sebrae revelou que 76% dos clientes consideram “muito importante” que bares e restaurantes adotem ações voltadas para a inclusão social, tanto de seus empregados quanto das comunidades ao redor.

    Ainda em relação às preferências de consumo, 74% dos clientes consideram “muito importante” que o bar ou restaurante tenha práticas que minimizem ou reduzam o impacto do negócio no meio ambiente. Ter ações voltadas para o bem-estar social da comunidade e dos empregados e ter práticas que promovam a eficiência energética e hídrica, aparecem com 73% e 70%, respectivamente. O estudo entrevistou mais de 6 mil pessoas em todo o Brasil.

    A busca por um consumo mais consciente

    Os resultados do levantamento refletem uma mudança no comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais atentos às práticas sustentáveis e sociais dos estabelecimentos, que passam a ser um dos critérios de escolha de um bar ou restaurante.

    A líder de ASG da Abrasel, Luiza Campos, explica que a adoção dessas práticas precisa ir além de uma demanda de mercado e devem ser compreendidas enquanto parte de um projeto que gere impactos efetivos na preservação do meio ambiente, além de melhorias sociais para a comunidade.

    “Percebemos que os consumidores têm trazido a sustentabilidade social e ambiental como um dos ingredientes principais na escolha de um bar ou restaurante. É preciso que estes estabelecimentos estejam atentos e se preparem para atender essa demanda. E, para isso, é preciso promover essa cultura no negócio, envolvendo toda equipe, qualificando, investindo em equipamentos e processos, criando laços genuínos com as comunidades do entorno. Não se trata apenas de cumprir uma agenda ASG, mas assumir o compromisso de transformar em positivo o impacto que geramos no planeta, construindo um futuro mais justo e sustentável para todos”, avalia.

    ASG valorizado pelo público

    Marcelo Andrade Soares é sócio do restaurante Tia Zarica, em Belo Horizonte (capital de Minas Gerais). Adotando práticas sustentáveis no estabelecimento há mais de 20 anos, o empreendedor explica que os consumidores valorização as ações e engajam quando elas vão publicadas nas redes sociais.

    “E tudo que se fala sobre meio ambiente é bem-visto e valorizado pelo público, principalmente no meio digital. Sempre que publicamos algo relacionado às nossas ações sustentáveis, há uma interação muito grande, quase sempre bem maior do que o habitual”, conta.

    Uma das ações realizadas pelo estabelecimento recentemente, em comemoração aos 30 anos de fundação, contou com a ajuda dos estudantes de uma escola, que elaborou um projeto sobre todas as práticas sustentáveis do restaurante.

    Ao final da apresentação do projeto, foram entregues mudas da horta orgânica para os clientes do restaurante cultivarem em suas casas. “O evento foi recebido de maneira extremamente positiva. Durante muitos dias depois ainda havia clientes comentando sobre as ações, elogiando e pedindo mais mudas”.

    “Para o futuro, estamos planejando melhorar a comunicação dessas práticas para os nossos clientes, pois são realizadas muitas outras ações aqui no restaurante, como uso de energia fotovoltaica, reaproveitamento da água de chuva, aquecimento solar da água, que vai para a máquina de lavar pratos, separação do lixo reciclado, minicompostagem do lixo orgânico que é usado como adubo na nossa horta, dentre outros”, finaliza.

    ATACADO E VAREJO EMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS SOCIEDADE Sustentabilidade

    Related Posts

    FIDI investe em exame de termografia para detectar o câncer

    13 de maio de 2025

    Excesso de burocracia pode comprometer engajamento e produtividade nas empresas

    13 de maio de 2025

    Empresas tem investido em IA para decisões de marketing

    13 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • FIDI investe em exame de termografia para detectar o câncer
    • Excesso de burocracia pode comprometer engajamento e produtividade nas empresas
    • Empresas tem investido em IA para decisões de marketing
    • APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo
    • Estudo informa sobre tratamento de HIV e drogas injetáveis
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    By Reporter no Fato

    A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Franca realiza no dia 24 de…

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.