Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Meu Kimono celebra um ano de loja física

    6 de junho de 2025

    Golpes digitais crescem e pedem atenção redobrada

    6 de junho de 2025

    Experiência é o novo luxo no mercado imobiliário

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Meu Kimono celebra um ano de loja física
    • Golpes digitais crescem e pedem atenção redobrada
    • Experiência é o novo luxo no mercado imobiliário
    • Investimentos de pessoa física cresceram 12,6%, diz ANBIMA
    • Outback estende comemoração do Dia dos Namorados e faz jantar completo para casais a partir de R$ R$ 149,90 até 15 de junho
    • Axi apresenta seu programa de alocação de capital, Axi Select, na Finance Magnates Africa Summit
    • Franca Shopping sorteia viagem romântica para Gramado no Mês dos Namorados
    • Sicoob Credicom marca presença na Hospitalar 2025
    • Acabamento acessível agrega valor a imóveis, diz empresário
    • Inteligência predial na gestão moderna de condomínios
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Práticas sustentáveis fortalecem confiança dos stakeholders
    Notícias Corporativas

    Práticas sustentáveis fortalecem confiança dos stakeholders

    DINOBy DINO17 de julho de 2024
    Práticas sustentáveis fortalecem confiança dos stakeholders
    Práticas sustentáveis fortalecem confiança dos stakeholders

    De acordo com estudo realizado pela KPMG LLP com 240 Chief Ethics and Compliance Officers (CCOs) em 2023, 73% das organizações estão preparadas para reforçar os níveis de conformidade, pelo aumento das expectativas e do controle regulatório. Considerando todas as transições pelas quais as empresas tiveram que se adaptar ao longo dos anos, essa visão sobre as novas exigências dos stakeholders é crucial para garantir o bom relacionamento, além de fortalecer a confiabilidade da companhia com o mercado.

    Para Mário Ferreira, Head de WholeSale do Rabobank Brasil, o agronegócio encara um cenário globalizado, em que as práticas sustentáveis passam a guiar o modelo de gestão. “Por isso, adotar ações focadas na transparência é indispensável e representa um dos pilares centrais da boa governança. Além disso, na medida em que as demandas da sociedade avançam nessa agenda, observamos uma mudança significativa na expectativa dos stakeholders em relação à responsabilidade ambiental e social, o que exige dos negócios cada vez mais clareza sobre as operações e seus impactos.” explica o executivo.

    Como aplicar na gestão empresarial

    A construção de uma relação sólida com clientes, acionistas, investidores, colaboradores e comunidade é crucial para o futuro do negócio. Por isso, Ferreira destaca que é essencial que a troca permeie os departamentos e áreas, o que colabora com a motivação e o alinhamento das pessoas aos propósitos da companhia. 

    Esse movimento permite que todos caminhem na mesma direção, além de aumentar o sentimento de pertencimento. Isso, no entanto, só é possível a partir do acesso democrático às informações e de relações de trabalho mais horizontais.

    Aproximação com investidores

    Grandes cadeias do agronegócio brasileiro como soja, milho, algodão, café e pecuária evoluíram em todas as frentes ESG e têm priorizado a comunicação cada vez mais descomplicada com os diferentes players do mercado, o que demonstra responsabilidade financeira e ética nos negócios. 

    “Isso ajuda a aumentar a confiança, o interesse de investidores, além de atrair e reter talentos”, aponta Ferreira. “Compartilhar resultados, sucessos, desafios e aspirações reforça o compromisso com a responsabilidade corporativa e cria um terreno fértil para novas parcerias. Afinal, ainda que as empresas do setor já estejam desenvolvendo práticas socioambientais bem estruturadas, é fundamental manter e priorizar a governança sustentada em pilares como transparência, ética e integridade para continuar a atrair ainda mais investimentos.” completa.

    Melhores práticas 

    Diferentes instrumentos de comunicação, como os Relatórios de Sustentabilidade têm sido adotados pelo agronegócio, além de indicadores de desempenho econômico, social e ambiental, e a apresentação das estratégias para o negócio. Internacionalmente, existem diferentes modelos como o  Relatório Integrado e do GRI, que podem ser utilizados para reunir e organizar tais informações e serem disponibilizados de forma consultiva para o público interno e externo. 

    O especialista destaca que o uso de ferramentas como essas facilita a avaliação do desempenho e a mensuração de resultados de diferentes práticas sustentáveis, possibilitam a visão integrada do negócio e são importantes instrumentos de decisão. Para o head do banco, os dados e as métricas dão visibilidade à jornada e também medem impactos sociais e ambientais, facilitam a análise de aspectos econômicos e identificam pontos de melhoria.  

    “Se a sociedade pede práticas cada vez mais sustentáveis das empresas, é importante frisar que sem transparência não há sustentabilidade”, afirma Ferreira, “e no agronegócio, a cobrança é ainda maior”, conclui. As frentes de meio ambiente e social se destacam, especialmente considerando o papel estratégico do setor para o futuro.

    Sobre o Rabobank 

    O Rabobank é um banco de atuação global especializado em soluções financeiras para o agronegócio e tem conhecimento em toda a cadeia de alimentos – do campo à mesa do consumidor. Por meio da área de pesquisas, o RaboResearch, o banco desenvolve conteúdo sobre tendências e previsões sobre o agronegócio no Brasil e no mundo.   

    Com sede na Holanda, o Rabobank tem mais de 9 milhões de clientes e está presente em mais de 30 países. A instituição atua no Brasil há mais de 30 anos e conta com 17 agências no interior do país, com uma gama de serviços financeiros que inclui consultoria a empréstimos, gestão de riscos e investimentos para produtores rurais e grandes empresas agroindustriais. 

    Assessoria de Imprensa – SMARTPR | rabobank@smartpr.com.br

    AGRONEGÓCIOS

    Related Posts

    Meu Kimono celebra um ano de loja física

    6 de junho de 2025

    Golpes digitais crescem e pedem atenção redobrada

    6 de junho de 2025

    Experiência é o novo luxo no mercado imobiliário

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Meu Kimono celebra um ano de loja física
    • Golpes digitais crescem e pedem atenção redobrada
    • Experiência é o novo luxo no mercado imobiliário
    • Investimentos de pessoa física cresceram 12,6%, diz ANBIMA
    • Outback estende comemoração do Dia dos Namorados e faz jantar completo para casais a partir de R$ R$ 149,90 até 15 de junho
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    By Repórter no Fato

    Estrutura integra restaurante, marina, píer, praia artificial e áreas de lazer. Implantação e operação já…

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    30 de maio de 2025

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.