Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos

    6 de junho de 2025

    Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo

    6 de junho de 2025

    Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    • Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    • Arena Freestyle iniciou sua temporada no Festival Interlagos
    • Grupo BBF fortalece a economia circular na Amazônia
    • Construção civil avança e quase 50% das empresas já têm práticas sustentáveis
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Farmácias sobrevivem à concorrência contra drogarias
    Notícias Corporativas

    Farmácias sobrevivem à concorrência contra drogarias

    DINOBy DINO27 de junho de 2024
    Farmácias sobrevivem à concorrência contra drogarias
    Farmácias sobrevivem à concorrência contra drogarias

    A indústria farmacêutica brasileira tem sido palco de uma abertura recorde de novas lojas nos últimos anos, com mais de 120 mil estabelecimentos farmacêuticos atualmente operando no país, de acordo com dados do Sebrae. Segundo a entidade, o grande desafio enfrentado por essa indústria está na sobrevivência desses pontos de vendas.

    As pequenas farmácias constituem 84% dos pontos de venda do varejo farmacêutico, superando o número de postos de saúde e hospitais, e desempenham um papel essencial na capilaridade dos serviços de saúde. No entanto, de acordo com o Sebrae, enfrentam desafios significativos, com uma média de 28 drogarias fechando diariamente, das quais 80% são de pequeno e médio porte, ou seja a consequente diminuição gradual das farmácias de bairro, aquelas que o cliente até conhece o farmacêutico pelo nome.

    Um estudo apresentado pela Close-Up Internacional revelou que quase 30% das drogarias fecham as portas após o período de dois anos de operação. Segundo a consultoria, há muitas que permanecem abertas e não estão prosperando devido à falta de gestão profissional e não encantam os clientes. 

    De acordo com os dados da consultoria, entre 2021 e 2022, o Brasil testemunhou a abertura de 18.176 novas farmácias, o que corresponde a cerca de 19,9% do total de lojas no país. Esse crescimento significativo, porém, também veio acompanhado do fechamento de 5.125 estabelecimentos no mesmo período. Os dados consideram que esses pontos de venda não demonstraram ter um faturamento nos três meses anteriores.

    Existem cinco farmácias para cada 10 mil habitantes no Brasil. Os números são de um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Cognatis, empresa especializada em big data e analytics.

    A região Centro-Oeste é a que apresenta a maior quantidade de lojas na proporção populacional, totalizando 6,1 a cada grupo de 10 mil pessoas, enquanto o Sudeste tem a menor taxa: 4,2 unidades a cada 10 mil habitantes.

    Quando considerado o número geral de estabelecimentos, 36% das farmácias no Brasil concentram-se nos quatro estados do Sudeste, o que representa 35.912 unidades físicas. O Nordeste aparece a seguir, com 30%, ou 29.901 em números absolutos.

    Em terceiro lugar, vem o Centro-Oeste, onde se concentram 15% das farmácias brasileiras (15.186 lojas). Depois, vêm as regiões Sul e Norte, respectivamente, com 10% e 9% do total dos pontos de vendas no País, representando, em ordem decrescente, 9.847 e 8.970 unidades.

    As redes farmacêuticas representam quase 20% do volume de lojas. “A presença das farmácias no mercado brasileiro mostra que algumas poucas empresas são de alcance nacional e diversas companhias têm muita força regional”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC.

    Atualmente, o índice desses encerramentos é particularmente impactante para as pequenas e médias empresas do ramo. Enquanto as farmácias de redes consolidadas têm uma maior capacidade de negociação e vendas, as independentes enfrentam desafios significativos devido à falta de recursos e conhecimentos específicos de gestão.

    “O atual cenário do comércio farmacêutico sofre limitações de visões de negócios e gestões de alguns empresários do setor independente”, afirma Gio Mileo, consultor farmacêutico e palestrante da metodologia Farmácia 10X. Segundo ele, “a boa gestão é a chave para ampliação de vendas. Os proprietários de farmácias independentes e associativistas demandam o trabalho operacional e desconhecem os principais indicadores do negócio, evidenciando uma direção às cegas do estoque, marketing, lucratividade e equipe”.

    Na visão do especialista, as supostas concorrências deveriam ser vistas como uma oportunidade de inspiração, mas no cenário atual há certa tensão. “Os números das grandes redes podem acabar inspirando, mas no momento as farmácias independentes estão em pânico. Estas redes começam a abrir seus estabelecimentos próximos aos pequenos comércios e em cidades menores, assim levantando e sustentando seu próprio crescimento”.

    Por meio das ferramentas de medição que sua consultoria disponibiliza para as farmácias, Mileo identifica três aspectos primordiais que ajudam farmácias independentes a aumentarem suas vendas e concorrerem com grandes empresas. São eles, relacionamento e proximidade com os clientes, agilidade na execução e delivery mais ágil.

    “Poucos negócios têm o potencial de criação de relacionamentos duradouros quanto uma farmácia independente. Além do atendimento, o que destaca um estabelecimento é a aprendizagem de gestão e processos. Donos independentes precisam usar estratégias para não perderem vendas, um destaque é o delivery, em que as entregas rápidas com eficiência equilibram a vantagem em relação às grandes redes”, afirma Mileo.

    O especialista informa que a metodologia já salvou mais de 2 mil farmácias independentes, os conteúdos abordados aos empreendedores e gestores de farmácia ajudam no crescimento de comércios independentes ampliando o profissionalismo, baseados na experiência do cotidiano, boa aparência e comunicação. 

    ATACADO E VAREJO Economia EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos

    6 de junho de 2025

    Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo

    6 de junho de 2025

    Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    • Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    By Repórter no Fato

    Iniciativa aproxima crianças do campo e ensina sobre a cultura cafeeira, da planta até a…

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.