Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Ataques aéreos de Israel matam 45 pessoas em Gaza

    7 de junho de 2025

    Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

    7 de junho de 2025

    Força Tática de Franca recupera helicóptero furtado e prende suspeito em Pedregulho

    7 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Ataques aéreos de Israel matam 45 pessoas em Gaza
    • Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva
    • Força Tática de Franca recupera helicóptero furtado e prende suspeito em Pedregulho
    • Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores
    • Amiga muito querida, tenho por ela um carinho enorme. Maria Conceição Cintra aqui acontece neste click especial junto do Padre Wellington e da Zaira, durante encontro do Apostolado da oração na paróquia São Benedito.
    • Quando o assunto é cuidado e saúde da mulher, um ginecologista obstetra é o profissional ideal para oferecer suporte em todas as fases da vida. E este profissional muito se destaca em sua área de atuação  Dr. Carlos Mantovani.
    • Amigo muito querido, por quem tenho um carinho enorme e uma grande admiração. Ibirá de Carvalho, sempre lembrado como comentarista esportivo dos mais queridos, hoje é destaque por aqui.
    • Dr. Esdras Lovo, Advogado atuante, sua esposa, Silma e as filhas, Dra. Letícia e Dra. Laura curtindo dias de relax em passeio por Portugal.
    • Equipe valorosa do Portal das Jóias, pronta para atender a todos neste Dia dos Namorados, com o melhor presente. Sob o comando do amigo Polaco, a equipe, composta por Lucimara, Silvia e Laudiceia oferecem aquele atendimento nota dez aos clientes.
    • Revirando os arquivos me deparei com esta foto em uma das festas do Troféu Solidariedade, que meu saudoso pai, Verzola, realizou por mais de 50 anos. E mostra homenagem ao amigo Mauro Robinson Tasso.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Marcas investiram R$ 100 bi em experiências durante 2023
    Notícias Corporativas

    Marcas investiram R$ 100 bi em experiências durante 2023

    DINOBy DINO18 de dezembro de 2023
    Marcas investiram R$ 100 bi em experiências durante 2023
    Marcas investiram R$ 100 bi em experiências durante 2023

    Em 2023 o setor que reúne agências e fornecedores especializados na execução das ações sob o conceito “experiências de marcas” apresentou forte crescimento em relação a 2022. A pesquisa índice Promoview Yumpu publicada no site Live Marketing Magazine, apontou este crescimento e os investimentos neste tipo de ação de marketing que atingiram a casa dos R$ 100 bilhões de reais por parte das empresas que utilizam estas ferramentas para construção de marcas, produtos e serviços. 

    A metodologia usada na pesquisa foi de entrevista via formulário com 100 agências do setor das regiões sul, sudeste e nordeste além de 20 entrevistas via call por amostragem com diretores de agências das mesmas regiões. As agências de SP foram divididas em grupo por faturamento até R$ 5 mi/ano, até R$ 20 mi/ano, R$ 50 mi/ano, até R$ 100 mi/ano e acima de R$ 100 mi/ano. As agências das demais regiões integraram um grupo único sem barreira de faturamento.

    A publicação da pesquisa é do Anuário Brasileiro de Live Marketing, da plataforma Promoview, que atua neste setor desde 2006 e reúne os agentes responsáveis pela criação e execução de ativações e eventos corporativos, ações promocionais e outras atividades que envolvem experiências dos stakeholders com marcas nos mais variados ambientes desde o digital até o presencial.

    Os números envolvem o investimento nas seguintes atividades:

    Eventos corporativos, promocionais, estandes em feiras, ativações em festivais e outros incluem: investimento em cotas de patrocínio, compra de espaços (m2), aluguel do espaço (locais), projetos cenográficos, execução de projetos em marcenaria, projetos de arquitetura e de engenharia civil, eletrônica e digital, equipamentos de áudio, luz, captação de imagens e suítes de corte, painéis de LED, sistema de credenciamento, RSVP, serviços fotográficos, radiocomunicação, cenografia em marcenaria, mobiliário, paisagismo, VTs e reuniões diversas, alimentos e bebidas adquiridos no varejo ou retirados de estoques para degustação, recursos tecnológicos, geração de energia, despesas com neutralização de carbono, atrações artísticas, cachês artísticos, de staff, de promotores e recepcionistas, de produtores, tecnicos, assistentes, compra de brindes e gifts, limpeza, segurança, ECAD e seguros.
    Não incluídos: bilhetes aéreos e despesas de deslocamento e hospedagem para convidados e participantes

    Sorteios e concursos incluem: planejamento e criação de ação promocional ao consumidor na modalidade sorteio, “junte e troque”, “compre e ganhe” e outras desta natureza e incluem despesas de planejamento, criação, autorizações legais, aquisição de brindes e prêmios, recolhimento de impostos, compra de mídia, ferramentas de atendimento ao consumidor e logística.

    Campanhas de incentivo incluem despesas com o uso de ferramentas, ações de motivação interna nas instalações das empresas, aquisição de prêmios materiais e despesas com grupos incluindo aéreo, transfer, hospedagem, alimentação, tickets para espetáculos e entretenimento e gastos eventuais.

    De acordo com o site “Nosso Meio” o valor apurado é o maior desde que a medição foi iniciada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional em 2003, mas não surpreende os especialistas. Após ser totalmente paralisado em 2020, o segmento de ações promocionais e eventos, que dependia de aglomerações para ser realizado, ressurgiu ainda mais forte no pós-pandemia

    “Os executivos de marketing perceberam a importância do brand experience para construção de marcas numa jornada que começa no on-line, mas que não funciona sem uma ação presencial. Por isso os investimentos em estruturas físicas dispararam”, explica Julio Feijó, editor do Anuário e diretor executivo da pesquisa. “As ativações presenciais aliadas ao digital formam o vetor de eficiência da nova comunicação”, continua o especialista da área de Live Marketing, que explica o fenômeno.

    “A experiência ao vivo – que é o que todo mundo busca – é a melhor forma de marcas e produtos obterem atenção das pessoas para transmitirem seus valores. E o digital, principalmente pelas redes sociais, amplifica organicamente. É a tempestade perfeita”, explica Feijó.

    Reportagem do site Meio&Mensagem mostra que os encontros “olho no olho” das marcas com as pessoas ocorrem nos mais diversos ambientes. Os exemplos mais recentes foram nos grandes festivais como o The Town onde os espaços das marcas viraram atrações à parte no ambiente dos shows.

    Mas todas as ocasiões são aproveitadas. O calendário de eventos do Ministério do Turismo mostra que  o número de eventos e festividades cadastradas cresceu 254%, incentivando ações das marcas nos camarotes de carnaval, eventos esportivos e corporativos, que fidelizam e empoderam, nas promoções, que fazem o estoque girar, os programas de incentivo, que sinalizam prêmios desejados para equipes comerciais e/ou parceiros de negócio e mais uma infinidade de ações que envolvem stakeholders.

    Tudo isso, junto ou separado, contribui diretamente para aquecer negócios, gerar vendas e sobretudo fidelizar consumidores. Para o especialista independentemente do formato, os eventos de todos os tipos, feiras de negócios, ativações e uma variedade imensa de atividades para visibilidade de marcas e interação com seus stakeholders voltaram com tudo neste último ano, o que gerou uma oferta de briefings como nunca se viu com as casas e espaços de eventos sem datas, camarotes em estádios com filas de espera além dos custos de serviços diversos e mão de obra com elevação acima dos 50%.

    Mesmo assim Feijó vê um grande espaço para crescimento, mas alerta que o setor precisa de organização. “Uma indústria deste porte deveria ser melhor observada pelos contratantes e pelo governo. Do lado dos contratantes, vemos clientes realizando concorrências predatórias, distante dos conceitos de ESG. E do outro, uma legislação que desfavorece a atividade que emprega milhões de pessoas em todo o país”, completa Feijó, sugerindo mais interação entre os agentes do mercado. “O melhor caminho é a soma de esforços e um diálogo mais amplo para melhorias deste mercado que deve dobrar de tamanho nos próximos quatro anos”, conclui.

    Para mais informações sobre a pesquisa e os números acesse a edição digital do Anuário Brasileiro de Live Marketing.

    COMUNICAÇÃO Economia EVENTOS MARKETING MÍDIA

    Related Posts

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Ataques aéreos de Israel matam 45 pessoas em Gaza
    • Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva
    • Força Tática de Franca recupera helicóptero furtado e prende suspeito em Pedregulho
    • Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores
    • Amiga muito querida, tenho por ela um carinho enorme. Maria Conceição Cintra aqui acontece neste click especial junto do Padre Wellington e da Zaira, durante encontro do Apostolado da oração na paróquia São Benedito.
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    By Reporter no Fato

    Evento realizado neste sábado (7) reuniu centenas de pessoas em uma programação especial com apoio…

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.