Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Ohana Development lança o projeto “Jacob & Co. Beachfront Living by Ohana”, um monumento de sofisticação à beira-mar nos Emirados Árabes Unidos

    13 de maio de 2025

    Halle Bailey denuncia agressão física por DDG e consegue medida restritiva

    13 de maio de 2025

    Vereadores, munícipes e gestores debateram sobre nova licitação e melhorias no transporte 

    13 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Ohana Development lança o projeto “Jacob & Co. Beachfront Living by Ohana”, um monumento de sofisticação à beira-mar nos Emirados Árabes Unidos
    • Halle Bailey denuncia agressão física por DDG e consegue medida restritiva
    • Vereadores, munícipes e gestores debateram sobre nova licitação e melhorias no transporte 
    • Lions Clube de Franca une preservação ambiental e combate à fome com coleta de óleo usado 
    • Com a 1GLOBAL, o N26 se torna o primeiro banco digital da Alemanha a oferecer planos de celular com eSIM
    • Câmara institui o Dia Municipal do Flashback em Franca
    • Frente Parlamentar da Agropecuária é criada em Franca
    • DIG e DETRAN lacram dois desmanches com irregularidades em Franca
    • GPs reavaliam táticas operacionais diante do aumento da complexidade dos SPVs
    • Apresentando a Joblio – O Futuro do Recrutamento Ético
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » De IA a live shopping: CEO aponta tendências do varejo
    Notícias Corporativas

    De IA a live shopping: CEO aponta tendências do varejo

    DINOBy DINO7 de fevereiro de 2025
    De IA a live shopping: CEO aponta tendências do varejo
    De IA a live shopping: CEO aponta tendências do varejo

    O setor de varejo deve ter um 2025 desafiador. Ao menos, é o que prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a entidade, fatores como juros elevados e inflação pressionada contribuem para um cenário de incerteza. Diante disso, muitas empresas buscam formas de inovar e se destacar em um segmento tão competitivo. 

    Para 2025, será fundamental que o varejo invista em tecnologia e busque entender profundamente o comportamento do consumidor, diz Ana Del Mar. Ela é CEO da AMar Consultoria, especializada em estratégias de negócios e comunicação.

    “O principal desafio é a resistência à mudança, tanto nos profissionais que buscam não sair de sua zona de conforto e ‘arriscar’ fazer diferente como em empresas com estruturas mais tradicionais”, pontua. Para a profissional, outro obstáculo está na resistência ao uso de novas tecnologias, na falta de capacitação das equipes e dificuldade entre integrar canais de venda online e offline.

    Dessa forma, Del Mar aponta cinco tendências para o varejo em 2025. Quando bem implementadas, essas inovações criam diferenciação e melhoram a experiência de compra, o que é essencial para fidelizar clientes e ampliar receitas, explica a executiva.

    A primeira das tendências é o uso de inteligência artificial (IA), tecnologia vista como essencial para personalizar a experiência do consumidor. Ela é capaz de fazer previsão de demandas, recomendações de produtos e estratégias de precificação dinâmica, otimizando operações e aumentando a satisfação do cliente, afirma.

    Um exemplo de recomendação personalizada é quando a IA analisa o histórico de compras do cliente, as buscas feitas no navegador e demais preferências para sugerir um produto que esteja de acordo com o perfil da pessoa ‒ e não um item meramente aleatório.

    A segunda tendência apontada por Del Mar é o live shopping, que usa transmissão ao vivo para vender um produto ao mesmo tempo em que o cliente assiste a algum tipo de conteúdo. 

    “Trata-se de um formato de vendas que combina entretenimento e interatividade, criando um senso de urgência e conectividade que estimula compras em tempo real, especialmente entre públicos mais jovens”, explica. Ações com influenciadores são um exemplo prático de live shopping no varejo. 

    O renascimento das lojas físicas por meio de experiências imersivas é a terceira tendência descrita por Del Mar. “As lojas físicas não desapareceram, mas estão evoluindo. Espaços que oferecem experiências imersivas e interativas criam um forte apelo emocional e fortalecem o vínculo com a marca”, diz a consultora.

    “Destaco, como quarta tendência, a expansão de marketplaces: eles continuam crescendo como pontos de acesso a novos consumidores e canais diversificados, permitindo que marcas menores ganhem visibilidade e escalabilidade”, afirma Del Mar. 

    Ela recomenda que, além de ter o seu próprio canal de vendas online, as empresas do varejo também busquem se inserir em plataformas de compras de uso geral, a fim de serem encontradas por clientes que até então não as conheciam.

    Por fim, há a sustentabilidade, com foco em questões como uso de materiais reaproveitáveis, redução de desperdícios e apoio a iniciativas ambientais. “Consumidores exigem práticas mais éticas e sustentáveis. Empresas que forem transparentes sobre suas cadeias produtivas e impacto ambiental ganham a confiança e a lealdade de um público cada vez mais exigente”, salienta Del Mar.

    Trade marketing

    Além das cinco tendências principais, a CEO da AMar Consultoria menciona a importância do trade marketing, que ela descreve como “a ponte entre marcas e consumidores, garantindo que produtos estejam no lugar certo, com a comunicação certa e no momento certo”.

    “Estratégias bem planejadas otimizam a execução no ponto de venda, criando experiências atrativas e relevantes para o consumidor. Além disso, campanhas promocionais inteligentes e dados de mercado ajudam a impulsionar vendas, reduzir estoques parados e fortalecer o relacionamento”, finaliza.

    Para saber mais, basta acessar: https://www.anadelmar.com/ 

    COMUNICAÇÃO EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    Ohana Development lança o projeto “Jacob & Co. Beachfront Living by Ohana”, um monumento de sofisticação à beira-mar nos Emirados Árabes Unidos

    13 de maio de 2025

    Com a 1GLOBAL, o N26 se torna o primeiro banco digital da Alemanha a oferecer planos de celular com eSIM

    13 de maio de 2025

    GPs reavaliam táticas operacionais diante do aumento da complexidade dos SPVs

    13 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Ohana Development lança o projeto “Jacob & Co. Beachfront Living by Ohana”, um monumento de sofisticação à beira-mar nos Emirados Árabes Unidos
    • Halle Bailey denuncia agressão física por DDG e consegue medida restritiva
    • Vereadores, munícipes e gestores debateram sobre nova licitação e melhorias no transporte 
    • Lions Clube de Franca une preservação ambiental e combate à fome com coleta de óleo usado 
    • Com a 1GLOBAL, o N26 se torna o primeiro banco digital da Alemanha a oferecer planos de celular com eSIM
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    By Reporter no Fato

    A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Franca realiza no dia 24 de…

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.