Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Maio Amarelo mobiliza setor corporativo por segurança viária

    9 de maio de 2025

    Cashback vira estratégia para atrair e fidelizar clientes

    9 de maio de 2025

    SMBC Americas contrata Greg Keeley como diretor de operações

    9 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Maio Amarelo mobiliza setor corporativo por segurança viária
    • Cashback vira estratégia para atrair e fidelizar clientes
    • SMBC Americas contrata Greg Keeley como diretor de operações
    • Arts SP – 3ª edição conecta arte urbana, tecnologia e música em projeções
    • Ergonomia impulsiona bem-estar e produtividade no trabalho
    • Podcast Inspira Quem Pod(e) estreia no domingo, 11 de maio
    • Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor
    • Em dez anos, consórcio cresce mais que a poupança
    • KIRA PADARIA PET : SABOR, CARINHO E SAÚDE PARA O SEU MELHOR AMIGO!
    •  FUNERÁRIA NOVA FRANCA: COMPROMISSO RENOVADO COM O CUIDADO E ACOLHIMENTO
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Rádio FNT
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Esportes
    • Porça News
    • +Colunas
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Animais em Foco
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » E-commerce: vendas e reclamações atingem números expressivos
    Notícias Corporativas

    E-commerce: vendas e reclamações atingem números expressivos

    DINOBy DINO25 de julho de 2023
    E-commerce: vendas e reclamações atingem números expressivos
    E-commerce: vendas e reclamações atingem números expressivos

    Segundo informações do Ministério da Indústria, publicadas em março deste ano, o e-commerce brasileiro chegou ao valor de R$ 187,1 bilhões em vendas em 2022. Em 2021, o número foi de R$ 155,7 bilhões, tendo o aparelho celular como líder do ranking, com R$ 72,1 bilhões.

    Se houve uma percepção geral de que essa modalidade cresceu sobremaneira durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, os números do estudo podem corroborar este entendimento. Foram movimentados cerca de R$ 450 bilhões apenas nos últimos três anos. O ano de 2016, por exemplo, registrou R$ 36 bilhões, um salto exponencial.

    Contudo, o fenômeno não passa ileso às circunstâncias pertinentes às transações comerciais e o número de queixas relativas a compras on-line também aumentou. Apenas em 2022, os Procons receberam mais de 1,6 milhão de reclamações, enquanto o portal consumidor.gov.br relata a resolução de mais 1,2 milhão de conflitos (77% dos casos).

    Nesta linha, uma pesquisa do Datafolha com 2.010 pessoas maiores de 16 anos aponta que apenas 33% dos entrevistados considera o hábito de comprar on-line “muito seguro”. E, ainda, o site especializado Reclame Aqui compilou dados de janeiro a maio deste ano relativos a mais de 142 mil reclamações. O ranking das reclamações ficou, respectivamente, com: “estorno do valor pago”, “produto não recebido” e “atraso na entrega”.

    Precauções ao comprar pela internet

    O Código de Defesa do Consumidor e o Decreto nº 7.962/2013, conhecido como “Lei do E-commerce”, garantem o direito do consumidor nas compras on-line. Para a advogada do escritório Faturi Angelo & Afonso Advocacia e Consultoria, Dra. Christiane Faturi Angelo Afonso, alguns cuidados são essenciais antes de realizar uma compra através da internet.

    “O consumidor deve buscar informações sobre o site, consultar reclamações no cadastro do Procon, conferir qual é o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais e consultar quais os meios de contato disponíveis para esclarecimento de eventuais dúvidas”, explica.

    Segundo a advogada, também é importante sempre guardar todos os dados da compra, guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso, a confirmação do pedido e suas condições, ficar atento ao prazo de entrega e despesas com fretes, além de exigir e guardar a nota fiscal ou o contrato.

    Outro ponto para o qual a Dra. Christiane Faturi Angelo Afonso chama a atenção diz respeito à privacidade. Um relatório dos Procons estaduais, divulgado em março, colocou pela primeira vez o vazamento de dados no ranking das reclamações mais recorrentes por parte dos consumidores.

    “Vale verificar os procedimentos para reclamação, devolução, prazo para entrega, quais medidas o site utiliza para garantir a privacidade e segurança dos consumidores e ficar atento para não fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra”, orienta.

    Por fim, a advogada lembra que o cliente tem direito ao arrependimento nas compras pela internet, telefone e redes sociais, com até sete dias úteis após receber o produto, independentemente de ter ou não defeito, de devolvê-lo sem pagamento de frete.

    Além disso, o Código de Defesa do Consumidor obriga as empresas a oferecerem um serviço de atendimento eficiente e adequado, que permita ao consumidor a resolução de demandas relacionadas ao produto.

    O portal consumidor.gov.br possibilita verificar a quantidade de reclamações e índice de solução de empresas de todo o país.  

    Sobre a Faturi Angelo & Afonso Advocacia e Consultoria

    Atuando desde 2001 a Faturi Angelo & Afonso Advocacia e Consultoria é um escritório atuante em diversas áreas do Direito, prestando serviços de assistência judicial e extrajudicial.A sócia-fundadora do escritório, Dra. Christiane Faturi Angelo Afonso, possui experiência no patrocínio de demandas judiciais e extrajudiciais nas áreas cível, trabalhista, empresarial, imobiliário, bancário, consumidor, condominial, família e sucessões.

    Para mais informações, basta acessar: https://www.faturiangelo.com.br/.

    COMUNICAÇÃO Economia EMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS SOCIEDADE

    Related Posts

    Maio Amarelo mobiliza setor corporativo por segurança viária

    9 de maio de 2025

    Cashback vira estratégia para atrair e fidelizar clientes

    9 de maio de 2025

    SMBC Americas contrata Greg Keeley como diretor de operações

    9 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Maio Amarelo mobiliza setor corporativo por segurança viária
    • Cashback vira estratégia para atrair e fidelizar clientes
    • SMBC Americas contrata Greg Keeley como diretor de operações
    • Arts SP – 3ª edição conecta arte urbana, tecnologia e música em projeções
    • Ergonomia impulsiona bem-estar e produtividade no trabalho
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    By Repórter no Fato

    Produtores enfrentam impacto da seca e preveem quebra de safra em boa parte da região;…

    Exportações brasileiras crescem e Ribeirão Preto se destaca como polo estratégico

    7 de maio de 2025

    Mãe e filha constroem juntas uma trajetória de décadas na Sabesp

    7 de maio de 2025

    ‘Allan Kardec’ realiza Bazar do Dia das Mães com produtos a partir de R$ 5

    6 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.