Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    2 de junho de 2025

    VALTER FORNEL

    2 de junho de 2025

    DR. MÁRCIO CUNHA

    2 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • VALTER FORNEL
    • DR. MÁRCIO CUNHA
    • RAFAEL SILVEIRA
    • DRA. TAMARA SERVILHA
    • Café da Alta Mogiana atrai produtores internacionais em visita técnica à Fazenda Bom Jesus, sede do Café Labareda
    • ACIF promove encontro entre contabilistas de Franca e Região
    • BeOne Medicines apresenta, na ASCO 2025, novos resultados do estudo SEQUOIA que reforçam o perfil diferenciado do BRUKINSA com ou sem Venetoclax para tratamento de primeira linha em pacientes com CLL
    • Resumo do Ano da Brazil Potash: Empresa Alcança Marcos Importantes, Avançando o Projeto Estratégico Autazes em Direção à Construção
    • Diretores Executivos da The LYCRA Company e Qore® participam da Global Fashion Summit
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de design
    Notícias Corporativas

    Como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de design

    DINOBy DINO1 de abril de 2024
    Como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de design
    Como a Inteligência Artificial está transformando o mercado de design

    Pesquisa realizada pelo Nielsen Norman Group, em 2023, nos EUA, apontou que o uso da Inteligência Artificial (IA) aumenta em 66% a performance dos negócios. No mercado corporativo, gigantes como a Microsoft e a MRV Engenharia adotaram a tecnologia para agilizar processos internos de informação, bem como estabelecer contato com clientes e colaboradores. 

    Já no segmento de design, a IA chama atenção pela quantidade de recursos disponíveis para correção de textos e erros gramaticais, animação de imagens e edição de vídeos. Mas, ao contrário do que se imagina, tais ferramentas não vão substituir o trabalho humano, são apenas uma tecnologia de apoio cujo profissional precisa dominar para ter ciência do que a ferramenta oferece e também não ser visto como desatualizado. “O nosso conhecimento técnico e intelecto contam muito no resultado final”, explica a designer Eduarda Paternot, sócia-diretora da agência Cravo, no Rio de Janeiro. 

    Embora a IA possa ajudar na geração de ideias criativas com base em dados existentes, a capacidade de criar algo verdadeiramente original e inovador ainda é desafiadora para o sistema. A mente humana, com sua capacidade de pensar de forma abstrata e fazer conexões não convencionais, ainda não foi replicada pela IA.

    Por isso, também no sentido criativo, não faz parte da realidade atual da agência Cravo, das designers Eduarda Paternot e Lilian Raco. Sem dúvida, a tecnologia é muito benéfica em vários setores, mas na agência é usada somente como apoio. “O trabalho que oferecemos é específico, feito de forma personalizada, logo, não cabe o seu uso”, afirma Eduarda. 

    Uma das principais barreiras para o uso, especialmente no mercado de design, são suas referências limitadas. Apesar do avanço, esses modelos são treinados com base em dados já existentes. Portanto, podem reproduzir, por exemplo, erros presentes nesses dados de referência. Além disso, a criação de conteúdo de alta qualidade requer um nível de habilidade e criatividade que essas máquinas ainda não conseguem reproduzir.

    Como destaca Lilian, “não tem como nos beneficiarmos de um material que não é exclusivo. O que recebemos dessa tecnologia já foi utilizado de alguma forma, podemos estar barrando a inovação, porque não há nada de novo sendo feito”.

    A coleta e uso de dados pela IA levantam questões éticas e de privacidade que precisam ser cuidadosamente gerenciadas. “Isso ainda abre discussão para um outro ponto crucial: o de propriedade intelectual. Além de estar copiando algo feito por outrem, entrando em risco a questão dos direitos autorais”, alerta Eduarda, que também é formada em Direito.

    É importante, portanto, usar essas ferramentas de forma responsável e ética, sempre lembrando que a criatividade e a habilidade humana ainda são essenciais na criação de conteúdo significativo e de qualidade. 

    De fato, em alguns casos, a IA pode executar tarefas repetitivas e previsíveis com mais rapidez e eficiência do que um ser humano. Porém, ela ainda não pode substituir o lado criativo e artístico, essenciais no trabalho de design. A criatividade e a sensibilidade humana no design são características únicas e difíceis de serem replicadas por algoritmos. “Nosso compromisso é dar personalidade para marcas através de uma linguagem viva”, finalizam as sócias.

    Arte COMUNICAÇÃO MARKETING NEGÓCIOS tecnologia

    Related Posts

    BeOne Medicines apresenta, na ASCO 2025, novos resultados do estudo SEQUOIA que reforçam o perfil diferenciado do BRUKINSA com ou sem Venetoclax para tratamento de primeira linha em pacientes com CLL

    2 de junho de 2025

    Resumo do Ano da Brazil Potash: Empresa Alcança Marcos Importantes, Avançando o Projeto Estratégico Autazes em Direção à Construção

    2 de junho de 2025

    Diretores Executivos da The LYCRA Company e Qore® participam da Global Fashion Summit

    2 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • (sem título)
    • VALTER FORNEL
    • DR. MÁRCIO CUNHA
    • RAFAEL SILVEIRA
    • DRA. TAMARA SERVILHA
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O município de Pedregulho, localizado no nordeste paulista, se consolida como o maior produtor de…

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025

    Justiça começa a julgar casal acusado pelo sumiço de 63 milhões em sacas de café no interior de SP

    28 de maio de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.