Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    • Pesquisa revela: 79% das empresas estão mais vulneráveis
    • Especialista fala sobre incidentes de segurança alimentar
    • AESabesp participa de painel na IFAT Brasil 2025
    • E-book analisa os desafios do marketing político
    • Influenciador Eldo Gomes narra jornada digital em Brasília
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Varejos investem em dados para reduzir a perda de clientes
    Notícias Corporativas

    Varejos investem em dados para reduzir a perda de clientes

    DINOBy DINO26 de maio de 2023
    Varejos investem em dados para reduzir a perda de clientes
    Varejos investem em dados para reduzir a perda de clientes

    Na era em que a experiência do cliente é tão importante quanto a qualidade do produto e demonstra impactos diretos na lucratividade, varejistas apostam na previsibilidade dos dados para compreender o comportamento dos consumidores.

    Segundo uma pesquisa feita pela Recurly Research, o setor é o que mais sofre com o churn rate, ou seja, a perda de clientes. A análise mostra uma taxa de 6,14% para o abandono voluntário, isto é, quando o cliente decide romper seu relacionamento com a empresa. 

    Adotando uma postura proativa para detectar o desinteresse do público a tempo de reconquistá-lo, entram em cena as estratégias de fidelização, guiadas a partir das plataformas de data analytics. 

    Estes sistemas utilizam inteligência artificial e técnicas de aprendizado de máquina – o AutoML, para analisar grandes volumes de dados e apontar os melhores caminhos contra a perda de clientes. Os algoritmos avaliam desde informações básicas, como os dados demográficos, até aspectos mais complexos sobre os hábitos do público. Histórico de compras, volume de gastos, tempo de navegação no site: tudo isso pode ser avaliado. 

    Com base nesses dados, a IA identifica padrões de comportamento, que oferecem um olhar mais próximo sobre o público, com previsibilidade para os varejistas. Ao identificar que os usuários estão propensos a parar de interagir ou migrar para a concorrência, as empresas adotam estratégias específicas, contribuindo não só para conter a perda de clientes, mas para a distribuição adequada dos investimentos em retenção.

    Rafaela Helbing, CEO da Data Rudder, uma empresa especializada em data analytics, destaca a importância dessas plataformas no varejo: “A análise de dados oferece um insight profundo sobre o perfil do cliente, ajudando a direcionar as estratégias da empresa. Para não perder tempo e recursos com campanhas generalizadas, é possível orientar suas ações para os públicos com maior potencial de rentabilidade.”

    Ela ainda destaca que os dados oferecem clareza para identificar novas oportunidades, como upgrade de venda e venda cruzada. Além disso, impactam diretamente, tanto no Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como no retorno financeiro trazido pelo público retido.

    O uso de estratégias orientadas por dados tem sido um tema recorrente para o varejo e um plano em curso dentro de grandes marcas do mercado nacional. “Empresas que têm uma cultura data driven, conseguem entender o comportamento do consumidor e ter mais previsibilidade sobre o que pode motivar a perda de clientes. É possível então tomar uma decisão em cima disso e agir antes que a estimativa se torne realidade”, explica a cientista de dados. 

    Apesar do varejo ainda não integrar completamente palavras como data analytics e machine learning em seu vocabulário, implementar plataformas que utilizam essas tecnologias para evitar a perda de clientes é um processo muito mais simples e necessário do que se imagina. 

    Para começar a adotar essa estratégia, a Rafaela dá algumas dicas: “Eu acho que o primeiro ponto é começar a armazenar os dados. Como esse cliente se comporta? O que ele consome? Quais são os produtos que ele busca? A partir disso, é viável realizar análises complexas sobre o perfil do usuário e extrair percepções relevantes para o negócio. O segundo passo, é se interessar sobre o assunto, ficar atento às novidades do mercado e, principalmente, investir em inovação para colocar todas essas informações em uso.” 

    Para conhecer mais sobre a Data Rudder, basta acessar: datarudder.com

    ATACADO E VAREJO EMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS SOCIEDADE tecnologia

    Related Posts

    Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação

    6 de junho de 2025

    Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI

    6 de junho de 2025

    Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos

    6 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Populous adquire Fentress Architects, expandindo seu portfólio mundial de aviação
    • Resultados da pesquisa Deloitte IBRI serão divulgados no 26º Encontro de RI
    • Tecnologia brasileira visa elevar segurança de dados médicos
    • Grupo Salta abre processo seletivo para professores eletivos
    • Especialista fala sobre inovação no setor de edição de vídeo
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Destaques

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    By Repórter no Fato

    Iniciativa aproxima crianças do campo e ensina sobre a cultura cafeeira, da planta até a…

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025

    Sacramento (MG) inaugura Beach Club de R$ 40 milhões e se consolida como novo polo turístico da Represa de Jaguara

    5 de junho de 2025

    Sabesp promove ações na Semana do Meio Ambiente com foco na educação ambiental em Franca e região

    4 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.