Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Bombeiros de Franca fazem buscas pelo corpo de empresário no Rio Grande em Miguelópolis

    31 de maio de 2025

    PSG massacra Inter de Milão e é campeão da Champions League pela 1ª vez na história

    31 de maio de 2025

    Identificadas as vítimas fatais de acidente entre carro e caminhão na Rodovia Ronan Rocha

    31 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Bombeiros de Franca fazem buscas pelo corpo de empresário no Rio Grande em Miguelópolis
    • PSG massacra Inter de Milão e é campeão da Champions League pela 1ª vez na história
    • Identificadas as vítimas fatais de acidente entre carro e caminhão na Rodovia Ronan Rocha
    • Acidente em Guaíra deixa um morto e 3 feridos
    • Presidente da Câmara de Franca cobra chamamento para hospital público estadual iniciar as contratações
    • Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por morte de ator de Chiquititas e de seus pais
    • Franca sofre apagão no último quarto e perde para o Flamengo na semifinal do NBB
    • Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit
    • Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas
    • Aneel aciona bandeira vermelha para junho, e conta de luz fica mais cara
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Tendências de Marketing e Consumo em 2023, marcadas pela IA
    Notícias Corporativas

    Tendências de Marketing e Consumo em 2023, marcadas pela IA

    DINOBy DINO14 de fevereiro de 2023
    Tendências de Marketing e Consumo em 2023, marcadas pela IA
    Tendências de Marketing e Consumo em 2023, marcadas pela IA

    As empresas enfrentam um ano novamente marcado pela incerteza. Sua atividade será condicionada por fatores exógenos (mudança de hábitos de consumo) e endógenos (impacto da transformação tecnológica nos processos de trabalho). A explosão da inteligência artificial, na qual surgiram os modelos generativos, surge como protagonista na relação entre marcas e consumidores. Neste contexto, a que devem estar atentos os que trabalham no mundo do Marketing e Consumo? Como prever os desafios e as mudanças que estão por vir? Como o surgimento de modelos generativos de IA como o ChatGPT pode afetá-los, por exemplo? 

    As equipes de Consumer Engagement e Deep Digital Business da LLYC apresentam as 10 tendências que, impulsionadas pela explosão da Inteligência Artificial, influenciarão consumidores e empresas em 2023. Para preparar este relatório, foi usada uma metodologia própria para antecipar tendências, chamada de Trend Spotting. A partir daí, uma equipe multidisciplinar de especialistas seniores da LLYC selecionou as mais relevantes com base em critérios de impacto, novidade e diferenciação.

    Por um lado, estão posicionadas as tendências que refletem os avanços tecnológicos: a medição e os dados com tendências como IA generativa, orquestração CX (zero party data, personalização e aplicação a jornadas), modelos de atribuição ou análise de dados em todas as instâncias da estratégia. Por outro lado, existem as tendências mais ligadas a mudanças nos hábitos de consumo, relacionadas ao controle de gastos ou ao consumo de conteúdo monetizado. Ao mesmo tempo, aparecem algumas palavras da moda, como metaverso, super apps, economia comportamental ou comércio descentralizado.

    Para David González Natal, sócio e gerente global de Engagement na LLYC, quando o cenário macroeconômico é adverso, as empresas tendem a reduzir seus investimentos em marketing e comunicação. De acordo com ele, tudo indica que a solução é a inversa, pois o mundo vive uma explosão de tecnologia aplicada ao consumo. “Nesse cenário, parece fundamental analisar como o encontro entre o desenvolvimento exponencial das tecnologias e sua popularização determinam em que prestar atenção para otimizar o investimento e continuar agregando valor tanto para as empresas quanto para os consumidores”, completa.

    “Neste contexto, as empresas precisam ser pragmáticas ao enfrentar seus desafios de negócio, e esse pragmatismo passa necessariamente por soluções que lhes permitem medir o impacto das suas decisões tanto a curto como a longo prazo, garantindo que seus interesses estejam alinhados com os dos seus consumidores, e que estão obtendo o retorno preciso do investimento”, afirma Ibo Sanz, diretor-sênior Global de Estratégia de Deep Digital Business da LLYC.

    Estas são as 10 tendências detectadas no relatório da LLYC que marcarão o Marketing e Consumo em 2023: 

    • A revolução dos conteúdos: IA Generativa. Através da Inteligência Artificial, tanto empresas quanto profissionais poderão automatizar tarefas e entrar em processos criativos, gerando desenvolvimentos personalizados e conteúdos originais para suas marcas, de forma rápida, confiável e com economia considerável de tempo e dinheiro. 
    • Economia comportamental: Intenção versus comportamento? Essa disciplina melhora a eficácia das atividades comerciais e ajuda a entender as decisões que tomamos no cotidiano. 
    • A luta pela monetização do conteúdo. Os criadores de conteúdo estão cada vez mais preocupados com sua autonomia em relação às redes sociais. Qualquer alteração em seus algoritmos pode penalizar o alcance orgânico do conteúdo e, portanto, sua receita. 
    • Cada centavo conta? Atribuição nas decisões de compra. O importante na hora de escolher os modelos de atribuição certos para cada campanha ou negócio é o conhecimento: os pontos de contato com o cliente, os canais, os dispositivos usados, o objetivo da campanha e o buyer persona. Para dominar isso, dados e IA são fundamentais. 
    • CX a partir de zero party data e personalização. A experiência do cliente (CX) continuará sendo a prioridade número um para as empresas em 2023. As marcas enfrentarão consumidores mais conectados, mais digitalizados e muito mais exigentes, por isso é preciso saber bem onde e como concentrar os esforços.
    • Preços altos, despesas baixas. As perspectivas para a dinâmica de consumo são cada vez mais conservadoras, abrindo caminho para o retorno dos caçadores de promoção, a fim de amenizar a economia doméstica. 
    • Adeus Big Data, olá Huge Data. O crescimento dos dados é exponencial. Eles são e serão o principal ativo das organizações como centro da transformação digital.
    • Super apps e super expectativas. Em 2023, a experiência com o aplicativo teria que ser analisada ainda mais, criando uma holística centrada no cliente que consolida funções e obriga os usuários a integrá-lo em suas vidas diárias. 
    • O metaverso que não chega. Embora ainda haja dificuldades em construí-lo e percorrer um longo caminho para implementá-lo, o metaverso continua sendo um item de primeira linha na agenda de muitos CMOs, CIOs e CTOs. 
    • D-commerce: Descentralizado, direto e democrático. Hoje, 6 grandes empresas controlam 60% do comércio eletrônico mundial. A evolução da Web 3.0 e da tecnologia blockchain permitirá a geração de uma rede totalmente descentralizada na qual será eliminada a necessidade de um intermediário para qualquer transação.

    COMUNICAÇÃO Economia MARKETING MÍDIA tecnologia

    Related Posts

    Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit

    30 de maio de 2025

    Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas

    30 de maio de 2025

    Comunicar falecimentos com respeito fortalece vínculos

    30 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Bombeiros de Franca fazem buscas pelo corpo de empresário no Rio Grande em Miguelópolis
    • PSG massacra Inter de Milão e é campeão da Champions League pela 1ª vez na história
    • Identificadas as vítimas fatais de acidente entre carro e caminhão na Rodovia Ronan Rocha
    • Acidente em Guaíra deixa um morto e 3 feridos
    • Presidente da Câmara de Franca cobra chamamento para hospital público estadual iniciar as contratações
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O município de Pedregulho, localizado no nordeste paulista, se consolida como o maior produtor de…

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025

    Justiça começa a julgar casal acusado pelo sumiço de 63 milhões em sacas de café no interior de SP

    28 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.