Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Falcon faz sua estreia europeia na EBACE 2025

    18 de maio de 2025

    18 de maio de 2025

    DR. ANTÔNIO E DRA. EDINA

    18 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Falcon faz sua estreia europeia na EBACE 2025
    • DR. ANTÔNIO E DRA. EDINA
    • VISITAS INSTITUCIONAIS
    • MARCOS CÉSAR PIMENTA
    •  RIAD…..
    • HABITAT IMÓVEIS… TRANSFORMANDO PLANOS EM REALIDADE!
    • Show de Diego Figueiredo lota o SESC de Franca
    • A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer
    • Á frente de empreendimentos imobiliários de sucesso, Alex Manhas é um líder visionário que, com vasta experiência no setor de construção civil, tem transformado cada projeto em um marco de excelência. Residente em Ribeirão Preto, ele está impulsionando o mercado imobiliário e da construção civil em Rifaina, onde é o responsável pelo empreendimento imobiliário e complexo náutico “Kanoah Home Resort”. E mais novidades estão por vir na vizinha cidade.
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » É preciso envolver crianças e adolescentes nas decisões sobre retorno às aulas
    Notícias Corporativas

    É preciso envolver crianças e adolescentes nas decisões sobre retorno às aulas

    DINOBy DINO9 de fevereiro de 2023
    É preciso envolver crianças e adolescentes nas decisões sobre retorno às aulas
    É preciso envolver crianças e adolescentes nas decisões sobre retorno às aulas

    Fevereiro: período de retorno às aulas. Em muitas famílias esse momento implica em uma série de desafios tanto para os pais, quanto para as crianças e adolescentes, já que muitos estudantes encontram dificuldades na retomada das aprendizagens presentes na rotina escolar. Isso porque, nas férias, muitos acabam realizando ações mais livremente, vivenciando uma rotina diferente daquela exigida na volta às aulas.

    Diante disso, pais e educadores devem estar conscientes da importância de envolver estudantes/filhos no processo de retorno à rotina escolar, de maneira que eles próprios participem das decisões dessa nova fase. 

    Para a pedagoga e psicopedagoga Ana Maria Gentil, professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), os maiores desafios das famílias estão relacionados à reflexão conjunta sobre o papel da escola e a relação entre as pessoas envolvidas na educação escolar e na educação fora das instituições educativas. Segundo a psicopedagoga, trata-se de desafios como: pensar nessa relação, a partir das idades das crianças e adolescentes envolvidos no processo; planejar o retorno dos filhos, interagindo com a escola nessa trajetória; refletir junto aos filhos sobre a tendência das pessoas de consumirem materiais escolares e outros objetos de forma exagerada; conversar com crianças e adolescentes sobre o papel escolar na formação das pessoas e a complementaridade da família nesse processo; e compreender que os períodos de férias e lazer não estão separados dos tempos e espaços de prazer e descoberta vivenciados no ambiente escolar.

    Em meio aos desafios, surge outra questão desafiadora tanto para familiares quanto para educadores: o uso de celular por crianças e adolescentes. Mas, de acordo com Ana Gentil, o celular e outros aparelhos tecnológicos não podem ser ignorados pela família e pela escola, pois constituem um importante elemento da conquista cultural humana atual. É preciso, no entanto, desenvolver formas diversificadas de lazer, busca de conhecimento e relação com o outro. “Esses dispositivos não podem ser os únicos objetos de conexão com o mundo. Cabe à família e à instituição escolar, de forma conjunta, equilibrar esta relação, que tem sido bastante intensa nas últimas gerações.”

    Quanto àqueles que não foram apresentados a este recurso tecnológico é preciso introduzi-lo na rotina, de acordo com as necessidades de utilização. A escola pode usá-lo em diferentes trabalhos, incluindo a exploração do celular como instrumento digital. Já para as crianças e os adolescentes que estão conectadas desde cedo, a pedagoga afirma que instituição escolar e família podem organizar experiências destinadas a proporcionar objetivos prazerosos fora do ambiente virtual.

    Outro aspecto relevante na retomada da rotina escolar é o período do sono. De acordo com Ana Gentil, ele deve fazer parte dos hábitos das crianças menores, de maneira que as exigências dos corpos e mentes infantis sejam sempre respeitadas. Já as crianças maiores e os adolescentes podem organizar o período de sono antes do retorno às aulas. Todavia, a educadora alerta que o mais importante para os estudantes é atribuírem sentido às atividades realizadas, a fim de que possam planejar a própria rotina.

    Ana Gentil oferece cinco dicas práticas de como os pais podem ajudar os filhos na volta da rotina escolar. A primeira e principal dica é o estabelecimento de relações permanentes e trabalhos complementares entre as famílias e a escola, antes e durante o período letivo. A segunda dica, também importante, é envolver as crianças e adolescentes no planejamento da volta às aulas e da rotina escolar e familiar.

    Outra possibilidade apontada pela professora é a realização de atividades culturais nas férias, também vivenciadas na escola: visita à museus, aquários, exposições. A quarta dica, relacionada à anterior, envolve uma conversa sobre como a volta às aulas não exclui momentos de atividades vivenciadas nas férias, como: acampamentos e passeios escolares, visitas a lugares que tenham, concomitantemente, experiências com a natureza e com a história do local.

    Por fim, de acordo com a professora entrevistada e a educadora Débora Checchinato é preciso pensar no retorno à rotina de formas diferentes de acordo com as idades. Para as famílias de crianças até três anos, o ideal é ajustar a rotina que terão na escola dois ou três dias antes do início das atividades escolares, a fim de que corpo e psiquismo se reconectem ao ritmo da instituição (horário de sono, refeições e alternância entre atividades e descanso). Essas famílias devem permanecer atentas quanto a possíveis chamadas da escola durante alguns dias, principalmente no início das aulas, pois é direito das crianças pequenas adaptarem-se aos hábitos escolares processualmente, sem pressa e com a presença dos pais.

    Para as famílias de crianças maiores de 3 anos, torna-se necessário preparar mochilas, materiais, roupas/ uniformes e coisas afins com os pequenos, conversando com eles sobre o retorno de forma clara e, inclusive, visitando as dependências da escola. Não se deve fazer os preparativos para as aulas sem a participação dos filhos, sem a opinião da infância sobre todos os movimentos preparatórios.

    Quanto aos adolescentes e jovens, as famílias podem ajudar dialogando antes, durante e depois do início das aulas. Elas precisam demonstrar a confiança nos filhos, reconhecendo, explicitamente, a possibilidade de eles planejarem e retornarem à rotina escolar de forma mais independente, evitando ações que demonstrem excessiva tutela. As educadoras também destacam que as famílias e a escola devem agir de forma complementar e permanecerem em constante interlocução.

    Diante da importância da conexão entre o ambiente escolar e familiar, a pedagoga ressalta que a tarefa da instituição escolar é propor ações específicas voltadas às diferentes idades, realizando um processo formativo, na perspectiva da humanização. Todos precisam saber que as rotinas devem ser vivenciadas e planejadas pelas crianças, adolescentes, jovens, educadores da escola e familiares. Por fim, não há um tempo certo para compreender a rotina escolar. Tudo dependerá da interação e das ações complementares entre família e escola e do respeito às diferenças. 

    COMUNICAÇÃO Educação

    Related Posts

    Falcon faz sua estreia europeia na EBACE 2025

    18 de maio de 2025

    A Fujirebio recebe autorização de comercialização para o teste de diagnóstico in vitro Lumipulse® G pTau 217/β-Amyloid 1-42 Plasma Ratio como auxílio na identificação de pacientes com patologia amiloide associada à doença de Alzheimer

    17 de maio de 2025

    eXp Realty Lançada no Equador com a Melhor Equipe de Vendas Imobiliárias do País e Kléver Guanoluisa Torres Liderando o Crescimento na América Latina

    16 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Falcon faz sua estreia europeia na EBACE 2025
    • (sem título)
    • DR. ANTÔNIO E DRA. EDINA
    • VISITAS INSTITUCIONAIS
    • MARCOS CÉSAR PIMENTA
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Quebra da safra, novas cultivares e manejo: Procafé espera 3 mil pessoas em evento técnico na próxima semana em Varginha

    By Repórter no Fato

    Produtividade, cultivares e quebra da safra: os desafios do café em pauta nos Dias de…

    APAE Franca promove 13º Leilão “Um Lance de Amor” para ampliar atendimento a pessoas com autismo

    13 de maio de 2025

    Ribeirão Preto além dos canaviais: versatilidade econômica impulsiona futuro da “Capital do Agro”

    13 de maio de 2025

    Alta Mogiana inicia colheita de café com preços firmes, mas produtividade menor

    9 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.