Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Oitavas de final da Copa do Brasil terá Corinthians e Palmeiras. Confira os confrontos

    2 de junho de 2025

    Sorteios da Libertadores e Sul-Americana: confira os confrontos e chaveamento

    2 de junho de 2025

    iFIT expande alcance global com lançamento do AI Coach em 19 países

    2 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Oitavas de final da Copa do Brasil terá Corinthians e Palmeiras. Confira os confrontos
    • Sorteios da Libertadores e Sul-Americana: confira os confrontos e chaveamento
    • iFIT expande alcance global com lançamento do AI Coach em 19 países
    • 12BET é escolhida para a lista final do prêmio EGR Marketing & Innovation Awards 2025
    • Mendel nomeia Laura Madriñán como diretora de viagens para acelerar o crescimento empresarial na América Latina
    • Mangueiras para alimentos devem atender normas rigorosas para garantir segurança
    • Programa da Amil dobra a taxa de superação do tabagismo
    • SOC se destaca na proteção digital diante do aumento dos ataques cibernéticos
    • Com Neymar Jr., Soldiers mira “furar bolha” da suplementação
    • TelevisaUnivision anuncia transição de liderança em vendas de publicidade nos EUA
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Estudo expõe a pouca representatividade de mulheres na mídia
    Notícias Corporativas

    Estudo expõe a pouca representatividade de mulheres na mídia

    DINOBy DINO6 de março de 2023
    Estudo expõe a pouca representatividade de mulheres na mídia
    Estudo expõe a pouca representatividade de mulheres na mídia

    A imagem das mulheres que se reflete na mídia e a frequência e oportunidade com que elas protagonizam matérias jornalísticas têm sido objeto de estudo em universidades e redações há muito tempo. O tipo de referência feminina que está sendo projetado nas novas gerações e nos futuros tomadores de decisão ainda está distorcido: pouco se fala sobre elas, e muitas vezes de forma tendenciosa. A presença e o tratamento das mulheres na mídia continua sendo um desafio pendente, embora tenha havido avanços nos últimos anos. 

    Estas são algumas das conclusões contidas no relatório “Mulheres sem nome” realizado pela LLYC no âmbito do 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O estudo aponta ainda que, há 2,5 mais notícias sobre homens do que sobre mulheres e elas são citadas 21% menos nas manchetes, além de sub-representadas, também são mais anônimas. Além disso, quando aparecem, é mais frequente que haja uma menção explícita ao seu sexo ou à sua família e assinam 50% menos em relação aos homens. A economia, a política, a tecnologia e o esporte são os setores onde a lacuna é mais evidente. 

    Para a preparação deste estudo, a equipe de Deep Digital Business da LLYC analisou 14 milhões de notícias publicadas no último ano com menção explícita ao gênero nos 12 países em que a consultoria está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana). Na pesquisa usou modelos baseados em Transformers e LLM (Large Language Models), bem como técnicas de NLP (Natural Language Processing).

    Para Luísa Garcia, Chief Operating Officer (COO) da LLYC e coordenadora do relatório, a imagem da mulher na mídia está melhorando, mas ainda há um longo caminho a percorrer. “O tipo de referência feminina que estamos projetando para as novas gerações e os futuros tomadores de decisão continua distorcido. Ainda falamos pouco sobre elas e muitas vezes de forma tendenciosa. Estou convencida de que a visibilidade do talento feminino e das mulheres em geral é um acelerador da igualdade”, afirma.

    As nove manchetes extraídas do relatório são:  

    1.- As mulheres estão sub-representadas: embora tenha sido detectado um maior e melhor tratamento informativo graças ao aparecimento de correspondentes de gênero, no último ano foram publicadas na mídia 2,5 notícias a mais sobre homens do que sobre mulheres.

    2.- São mulheres sem nome: o nome próprio das mulheres aparece 21% menos nas manchetes do que o dos homens. E é 40% menor em temas tão relevantes como esporte, ciência, liderança ou cinema. O leitor se senta diante da notícia de mulheres sem nome.

    3.- Meu sobrenome é feminino: a menção explícita ao gênero é 2,3 vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. Quanto maior a menção do “sobrenome feminino”, menor a tendência de citar o nome próprio das protagonistas. Esta subordinação semântica as relega a um papel secundário e anedótico.

    4.- Os homens assinam mais: na maioria dos países, os homens assinam 50% mais notícias do que as mulheres. As seções de saúde, eventos, sociedade e cultura são onde as mulheres mais assinam, cerca de 45%, enquanto os homens tendem a escrever sobre economia, política, tecnologia e esporte.

    5.- Mulheres e suas famílias, ainda inseparáveis nas notícias: a mídia menciona a família 36% mais em notícias sobre mulheres do que em notícias sobre homens, e o faz de maneira objetificante. Há 366% mais menções à família em notícias sobre negócios associados a mulheres do que a homens (4 vezes mais), e 191% no caso da ciência (2 vezes mais).

    6.- A imagem ainda pesa: a moda está mais associada a notícias que se referem às mulheres do que aos homens. A forma como elas se vestem é refletida em 1 de cada 25 notícias, 20% a mais do que quando as notícias falam sobre eles.

    7.- Dupla vitimização na cobertura da violência sexista: o foco continua na vítima e não no agressor. As mulheres são mencionadas quase 3 vezes mais do que os homens quando se fala em violência e duas vezes mais em situações de assédio. Quando ele é mencionado, é 20% mais provável que o termo “mulher” apareça na manchete em vez de “homem”. E se as vítimas são expostas pelo nome, o agressor é muitas vezes escondido por seu pseudônimo.

    8.- Esporte, campo de jogo masculino: do altíssimo volume de notícias publicadas sobre esporte, apenas 5% mencionam explicitamente as mulheres. Notícias que tratam de mulheres representam apenas 1 em 20. De fato, o futebol é percebido como masculino em 95% dos casos.

    9.- Ser boa não basta, tem que ser excepcional: muitas vezes, a referência feminina refletida na mídia é uma referência de sucesso e excepcionalidade. As notícias sobre mulheres políticas, por exemplo, destacam 50% mais seus acertos e minimizam seus erros em relação aos líderes masculinos. Isso acentua a síndrome da impostora e o burnout naquelas mulheres que consideram ter maior exposição e visibilidade.

    COMUNICAÇÃO MÍDIA NEGÓCIOS SOCIEDADE

    Related Posts

    iFIT expande alcance global com lançamento do AI Coach em 19 países

    2 de junho de 2025

    12BET é escolhida para a lista final do prêmio EGR Marketing & Innovation Awards 2025

    2 de junho de 2025

    Mendel nomeia Laura Madriñán como diretora de viagens para acelerar o crescimento empresarial na América Latina

    2 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Oitavas de final da Copa do Brasil terá Corinthians e Palmeiras. Confira os confrontos
    • Sorteios da Libertadores e Sul-Americana: confira os confrontos e chaveamento
    • iFIT expande alcance global com lançamento do AI Coach em 19 países
    • 12BET é escolhida para a lista final do prêmio EGR Marketing & Innovation Awards 2025
    • Mendel nomeia Laura Madriñán como diretora de viagens para acelerar o crescimento empresarial na América Latina
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O município de Pedregulho, localizado no nordeste paulista, se consolida como o maior produtor de…

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025

    Justiça começa a julgar casal acusado pelo sumiço de 63 milhões em sacas de café no interior de SP

    28 de maio de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.