Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Biografia de João Volpe será lançada em Franca no dia 13 de junho

    9 de junho de 2025

    Servier e Elfie renovam parceria por mais dez anos

    9 de junho de 2025

    Especialista dá dicas para acertar na escolha e na manutenção do porcelanato

    9 de junho de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Biografia de João Volpe será lançada em Franca no dia 13 de junho
    • Servier e Elfie renovam parceria por mais dez anos
    • Especialista dá dicas para acertar na escolha e na manutenção do porcelanato
    • Mães solo são a base do desenvolvimento de crianças com autismo no Brasil
    • Startup alia IA e gamificação no desenvolvimento humano
    • Sicoob Credicom incorpora Sicoob Credivale e amplia atuação
    • Concessão eleva saneamento dos pequenos municípios paulistas
    • Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano
    • Ant International impulsiona estratégia de IA para fintechs
    • Equativ e Sharethrough Passam a Operar Sob a Marca Equativ, Solidificando a Posição Global Como Principal Plataforma Completa de Mídia
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Empresas de venda direta desenvolvem projetos para mulheres vítimas de violência
    Notícias Corporativas

    Empresas de venda direta desenvolvem projetos para mulheres vítimas de violência

    DINOBy DINO15 de março de 2023
    Empresas de venda direta desenvolvem projetos para mulheres vítimas de violência
    Empresas de venda direta desenvolvem projetos para mulheres vítimas de violência

    Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), mostram que o Brasil é o quinto país com mais vítimas de violência doméstica. Agressões e abusos psicológicos dentro do próprio lar, vem, em sua maioria, de maridos contra suas esposas. Para combater a gravidade do atual cenário brasileiro, as empresas do setor de venda direta vêm promovendo uma série de projetos de empoderamento para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.

    Foram os casos da Avon que, durante a pandemia da Covid-19, desenvolveu o Programa Acolhe, que oferece suporte e apoio para atender meninas e mulheres em situação de violência doméstica e familiar, e da Mary Kay, que distribuiu batons para alertar as pessoas sobre o tema e indicar formas de pedir socorro e locais de acolhimento. Já a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) incluiu a categoria “Impacto Feminino” no Prêmio ABEVD 2022, que incentiva as empresas do setor a desenvolverem projetos que possam ajudar, acolher e incentivar mulheres que sofreram violência doméstica.

    Atualmente o setor conta com mais da metade de seus empreendedores independentes composta por mulheres (58%), enquanto dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostram que 82% das mulheres que trabalham com revenda de produtos e serviços empreendem por necessidade, sendo 49% delas chefes de família.

    A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), Adriana Colloca, pontua que esses projetos são de extrema importância para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica. Por ter grande capilaridade, as empresas do setor conseguem se comunicar com mulheres de todo o país, nas mais diversas situações sociais e econômicas. “Levar conscientização dos diversos tipos de agressões existentes, de como realizar denúncias e como sair dessa situação é essencial para acolher e tornar, cada vez mais, mulheres livres de violências domésticas”, afirmou

    O Instituto Avon, criado em 2003, desenvolveu durante a pandemia de Covid-19, em 2020, o Programa Acolhe, que oferece suporte e apoio para atender meninas e mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

    “Cerca de 310 municípios, em 22 estados do país, estão habilitados a usar o Programa Acolhe, que já ofereceu 2.145 diárias para abrigo temporário e impactou 573 mulheres e seus dependentes – filhos e parentes próximos – desde 2020. Em 2022, tivemos três novos acordos assinados para a implementação da iniciativa, desta vez com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, e nos estados da Bahia e do Amazonas”, explicou a gerente de Causas do Instituto Avon, Renata Rodovalho.

    Sabrine Esthefani, paranaense de 28 anos e mãe de dois filhos, conta que viveu um casamento tóxico por 11 anos, repleto de agressões físicas e emocionais. Após receber ameaças de morte, foi convencida por uma amiga a buscar ajuda numa igreja próxima a sua casa, tendo sido levada para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) onde conheceu o Programa Acolhe. “A minha vida durante 11 anos foi complicada. Hoje em dia não é mais. Só alegria com os meus filhos. Tenho o meu terreno e quero construir a minha casa para ter o meu porto seguro com eles”, relatou Sabrine.

    Eduardo Vilhena, responsável pelo Instituto Mary Kay, enfatizou que a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, criada e gerida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), na qual o Instituto Mary Kay é parceiro, busca oferecer um grito silencioso às mulheres vítimas de violência doméstica e instruir a todos que uma mulher que mostre esse sinal precisa ser acolhida e as autoridades acionadas imediatamente.

    “Quando distribuímos mais de 5 mil batons foi um ato de conscientização da população sobre a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica, para que todos saibam o que é, como agir, bem como para que as vítimas saibam que podem pedir socorro por meio de um sinal silencioso. Elas precisam saber que não estão sozinhas”, explicou Eduardo Vilhena.

    A empresa Mary Kay, em novembro de 2021, firmou parceria com um Shopping de São Paulo. Juntos, montaram um stand e distribuíram milhares de batons vermelhos com o intuito de fazer a população conhecer instituições que acolhem e auxiliam mulheres vítimas de violência. Além disso, a empresa também firmou parceria com a Prefeitura de São Paulo, para iluminar cinco pontos turísticos da cidade em alusão à campanha e ao Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher.

    Os projetos do Instituto Avon e Mary Kay foram reconhecidos, respectivamente, com o Prêmio ABEVD Ouro e o Prêmio ABEVD Prata em 2022. A dependência financeira do cônjuge, dificuldade de as vítimas reconhecerem que estão em uma situação de violência, falta de conhecimento de canais de denúncia e o medo de denunciar, elevam os casos a patamares mais graves e irreversíveis, como o feminicídio.

    ATACADO E VAREJO Economia EMPREENDEDORISMO NEGÓCIOS SOCIEDADE

    Related Posts

    Servier e Elfie renovam parceria por mais dez anos

    9 de junho de 2025

    Especialista dá dicas para acertar na escolha e na manutenção do porcelanato

    9 de junho de 2025

    Mães solo são a base do desenvolvimento de crianças com autismo no Brasil

    9 de junho de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Biografia de João Volpe será lançada em Franca no dia 13 de junho
    • Servier e Elfie renovam parceria por mais dez anos
    • Especialista dá dicas para acertar na escolha e na manutenção do porcelanato
    • Mães solo são a base do desenvolvimento de crianças com autismo no Brasil
    • Startup alia IA e gamificação no desenvolvimento humano
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Local

    Sabesp promove encontro sobre jornada dupla e liderança feminina com Luiza Helena Trajano

    By Reporter no Fato

    Empresária e diretoras da Companhia compartilharam aprendizados da maternidade e trajetória de sucesso no bate-papo…

    Franca encerra Semana do Meio Ambiente com ações ecológicas no Parque dos Trabalhadores

    7 de junho de 2025

    Pela segunda vez, alunos de Ribeirão Corrente visitam propriedade de Rafael Stefani para vivência sobre o café

    6 de junho de 2025

    Fundação Allan Kardec realiza pedágio de lixo eletrônico neste sábado, em Franca

    6 de junho de 2025
    Arquivos
    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.