Portal FNTPortal FNT

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por morte de ator de Chiquititas e de seus pais

    30 de maio de 2025

    Franca sofre apagão no último quarto e perde para o Flamengo na semifinal do NBB

    30 de maio de 2025

    Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit

    30 de maio de 2025
    Facebook Twitter Instagram YouTube WhatsApp
    FNT no Fato
    • Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por morte de ator de Chiquititas e de seus pais
    • Franca sofre apagão no último quarto e perde para o Flamengo na semifinal do NBB
    • Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit
    • Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas
    • Aneel aciona bandeira vermelha para junho, e conta de luz fica mais cara
    • Comunicar falecimentos com respeito fortalece vínculos
    • ACIF e Franca Shopping celebram Dia dos Namorados com ‘Cine ao Ar Livre’
    • Está pronto? O recurso “Right Now” da Grindr já está disponível no mundo inteiro
    • Consórcio é opção cada vez mais escolhida por brasileiros pelos seus atrativos
    • Expansão de franquia imobiliária impulsiona setor no Brasil
    Portal FNTPortal FNT
    • Home
    • Cairo Still
    • Sociedade Organizada
    • Sem Travas
    • Local
    • Familia Verzola
    • HUMANARTE
    • Fato Esportivo
    • Porça News
    • Agora Franca
    • +Colunas
      • Rádio FNT
      • Conecta Franca
      • Região
      • Viva Saudável
      • Edgar Ajax
      • Vitamina Podcast
      • Cultura
      • Brasil
      • Cultura
      • Tecnologia
      • Natureza Online
      • Still Audiovisuais
      • Uma Palavra de Fé
      • NOTÍCIAS CORPORATIVAS
    Portal FNTPortal FNT
    Início » Eventos esportivos movimentam o mercado brasileiro e o marketing esportivo
    Notícias Corporativas

    Eventos esportivos movimentam o mercado brasileiro e o marketing esportivo

    DINOBy DINO22 de novembro de 2022
    Eventos esportivos movimentam o mercado brasileiro e o marketing esportivo
    Eventos esportivos movimentam o mercado brasileiro e o marketing esportivo

    Segundo a CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, estima-se que durante a copa será movimentado R$ 1,5 bilhão no varejo brasileiro. “Evidencia-se, portanto, que o marketing esportivo é uma ferramenta lucrativa e com alto potencial de movimentação financeira”, diz Marcio Samia, fundador da agência de comunicação 360º Imediatto Comunicação. 

    O marketing esportivo é uma segmentação do marketing cuja função é gerar perspectivas de negócios por meio dos esportes, promovendo marcas, clubes, atletas e times. Isso significa que ele utiliza o conteúdo oferecido pelas práticas esportivas para oferecer serviços e produtos aos seus respectivos públicos. 

    De acordo com o livro “Marketing esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno”, o esporte pode ser visto por 3 dimensões: 

    – Produto: concepção que valoriza os benefícios do esporte, sejam tangíveis (saúde e energia) ou intangíveis (disciplina, autoestima). Assim, o esporte é visto como um produto de comunicação que visa maximizar a visibilidade das marcas. 

    – Marca: dentro desta visão, é explorado o sentimento de vínculo emocional com os torcedores, fãs e praticantes de alguma modalidade esportiva, enfatizando as marcas e os produtos.  

    – Experiência: criação de eventos e experiências inesquecíveis que marquem a lembrança dos torcedores por meio do entretenimento esportivo. 

    Em todas as dimensões – produto, marca ou experiência – seu principal objetivo é gerar vendas e lucros para as corporações. Isso é possível em decorrência do fator passional utilizado nas estratégias de marketing, ou seja, as empresas utilizam a paixão e a emoção dos torcedores como forma de gerar identificação e memórias positivas na mente do consumidor. 

    Alguns dos benefícios gerados pelo marketing esportivo são:

    –  Aumento dos lucros

    – Mais visibilidade e popularidade da marca 

    – Maior fidelização do público

    – Visibilidade e presença digital

    Segundo o canal de notícias CNN, após os Jogos Olímpicos de 2020 e a conquista da jovem brasileira Rayssa Leal da medalha de prata na modalidade “skate street”, houve um crescimento de 57% na venda de artigos de skate, exemplificando o impacto direto dos esportes na ação do consumidor.

    Elementos que não podem ser usados na Copa 

    No evento esportivo de futebol que acontecerá este ano, é possível investir massivamente em marketing esportivo para alavancar as vendas. Com sua estreia no dia 20 de novembro, a Copa conta com diversos patrocinadores oficiais e inúmeras regras que devem ser seguidas à risca ao promover qualquer campanha com fins comerciais. 

    Segundo o Guia de Propriedade Intelectual da FIFA, dentre os elementos que estão protegidos há nomes, fontes e símbolos que são de uso exclusivo da FIFA como:

    – “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;

    – “Copa do Mundo FIFA™”;

    – “FIFA”;

    – “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;

    – “Copa Mundial” ou “Mundial”;

    – “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;

    – Emblema, slogan ou pôster oficial;

    – Imagem ou nome do mascote oficial;

    – Imagem do troféu oficial;

    – Marcas e logos da FIFA;

    – Fonte oficial do evento;

    – Restrições estabelecidas pela CBF: seleção brasileira, emblema da seleção e modelos de camisa oficial.

    Dicas ao aplicar marketing esportivo nas empresas

    O marketing esportivo pode trazer grande retorno e a chave de seu sucesso é o profundo estudo do mercado e de seu nicho para definir a estratégia correta. “Contar com o auxílio de uma agência de marketing especializada facilita a análise de mercado e também oferece maiores chances do resultado ser alcançado”, diz Marcio Samia. 

    Segundo Marcio, há algumas dicas de como aplicá-lo nas empresas: 

    – Escolher um esporte que seja conectado com os valores da empresa e com o público;

    – Anunciar em estádios, partidas ou eventos esportivos;

    – Patrocinar jogos e times locais; 

    – Abusar das cores da seleção;  

    – Utilizar termos e elementos visuais que remetem aos esportes; 

    – Investir em postagens temáticas e sistemas de gamificação nas redes sociais para aumentar o engajamento; 

    – Utilizar atletas como influenciadores digitais. 

    Um outro ponto importante é que nos últimos anos duas grandes tendências do marketing esportivo surgiram: esporte feminino e eSports, então investir nestas áreas pode trazer grande retorno.

    COMUNICAÇÃO Economia EMPREENDEDORISMO MARKETING NEGÓCIOS

    Related Posts

    Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit

    30 de maio de 2025

    Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas

    30 de maio de 2025

    Comunicar falecimentos com respeito fortalece vínculos

    30 de maio de 2025
    -Clique e ouça
    Posts Recentes
    • Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por morte de ator de Chiquititas e de seus pais
    • Franca sofre apagão no último quarto e perde para o Flamengo na semifinal do NBB
    • Aplex expande e fecha parceria com monday.com e Keepit
    • Zanini Seguros reforça atuação em gestão de riscos para transporte de cargas
    • Aneel aciona bandeira vermelha para junho, e conta de luz fica mais cara
    Sobre nós

    Sua fonte para as notícias de qualidade, sem tendências políticas e ideológicas, a verdade sem manipulação. “Jornalismo Raiz”.

    Aceitamos sugestões de pauta.

    Envie-nos um e-mail: jornalismo@fatonoato.com.br

    Facebook Instagram YouTube
    Fato no Insta e Face
    • Instagram
    • Facebook
    Veja Também
    Região

    Pedregulho lidera produção de café em São Paulo e destaca força feminina no campo

    By Luis Ribeiro - Dedão no Fato

    O município de Pedregulho, localizado no nordeste paulista, se consolida como o maior produtor de…

    6º Pedágio de lixo eletrônico do ‘Allan Kardec’ será no dia 7 de junho

    30 de maio de 2025

    Documentário resgata história da Cachaça no interior paulista e destaca tradição da Fazenda Barra Grande

    29 de maio de 2025

    Justiça começa a julgar casal acusado pelo sumiço de 63 milhões em sacas de café no interior de SP

    28 de maio de 2025
    Arquivos
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    © 2025 ThemeSphere. Designed by Grupo Rádio Empresa Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.