O que você estava fazendo neste mesmo dia há 20 anos? Um homem chamado Ronaldo Luís Nazário de Lima estava marcando dois gols e entrando para sempre na história do futebol. Há exatamente duas décadas, a Seleção Brasileira vencia a Alemanha por 2 a 0, em Yokohama, no Japão, e conquistava o quinto título da Copa do Mundo.
A história de Ronaldo, entretanto, por pouco não pôde ser contada. Em novembro de 1999, mais de dois anos antes do Mundial de 2002, quando jogava na Inter de Milão, o atacante sofreu uma grave lesão no joelho direito que o tirou dos gramados por cerca de cinco meses. Em seu retorno, porém, em abril de 2000, uma lesão idêntica à anterior, no mesmo local, fez com que o atleta ficasse parado por incríveis 15 meses.
O camisa 9 chegou à Copa do Mundo, disputada na Coreia do Sul e Japão, tendo feito apenas 19 partidas no intervalo entre abril de 2000 e junho de 2002. A convocação de Ronaldo à época chegou a ser contestada, mas o técnico Luiz Felipe Scolari o bancou e deu um voto de confiança ao jogador.
A convicção de Felipão foi justificada. Ronaldo jogou todos os sete jogos da Seleção Brasileira na Ásia, sendo todos como titular, e foi o artilheiro da competição com oito gols marcados. O camisa 9 ainda deu uma assistência na campanha que terminou com 100% de aproveitamento da equipe canarinho.
– Agradecer ao meu fisioterapeuta, que me recuperou e lutou comigo nesses dois anos e meio de recuperação, sem saber que dois anos depois estaríamos aqui. Eu agradeço à minha família e a ele – disse Ronaldo à “TV Globo” logo após à partida, referindo-se a Nilton Petrone, o Filé.
O CORTE ‘CASCÃO’
Ronaldo fez história na final contra a Alemanha com um corte de cabelo inusitado, mas que já estava na cabeça do atacante na semifinal, contra a Turquia. Com um topete parecido com o do personagem Cascão, da “Turma da Mônica”, o camisa 9 fez o gol que garantiu a Seleção Brasileira na decisão.
Há quem diga que Ronaldo apostou no estilo como uma maneira de desviar a atenção. Com dores na coxa após o duelo contra a Inglaterra, o centroavante passou a ser dúvida para a semifinal. Antes de um treino na antevéspera da partida, ele apresentou seu novo corte, que ficou eternizado.
NÚMEROS DE RONALDO NA COPA DE 2002
Brasil 2 x 1 Turquia – Fase de grupos – Um gol
Brasil 4 x 0 China – Fase de grupos – Um gol e uma assistência
Costa Rica 2 x 5 Brasil – Fase de grupos – Dois gols
Brasil 2 x 0 Bélgica – Oitavas de final – Um gol
Inglaterra 1 x 2 Brasil – Quartas de final – Único jogo sem marcar
Brasil 1 x 0 Turquia – Semifinal – Um gol
Alemanha 0 x 2 Brasil – Final – Dois gols
FICHA TÉCNICA DA FINAL:
Alemanha 0 x 2 Brasil
DATA: Domingo, 30 de junho de 2002
LOCAL: International Stadium – Yokohama, JAP
HORÁRIO: 8h (de Brasília)
ARBITRAGEM: Pierluigi Collina(Itália)
Alemanha
Oliver Kahn; Thomas Linke, Carsten Ramelow, Christoph Metzelder,Torsten Frings, Marco Bode (Christian Ziege); Dieter Hamann, Jens Jeremies (Gerald Asamoah), Bernd Schneider; Miroslav Klose (Oliver Biernhoff), Oliver Neuville. Treinador: Rudi Völler
Brasil
Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho (Juninho Paulista) e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo (Denílson).. Treinador: Luiz Felipe Scolari
GOLS: Os dois gols da vitória foram marcados por Ronaldo, o Fenômeno, o primeiro aos 22 minutos e o segundo aos 34 minutos, ambos no segundo tempo da partida.
Fonte: Lance e Goal
Imagem: Globo Esporte