Na abertura da 2° Semana Da Diversidade de Franca, o evento conta com a presença de autoridades municipais, depoimentos em vídeo, apresentação musical com ”Arizona Baez” Drag Queen cantora da cidade e também a presença do único vereador da cidade que foi prestigiar, o Gilson Pelizaro (PT).
A segunda edição do evento cultural se iniciou nesta segunda-feira, 20 de junho as 13:30 com término as 16:30 na Casa da Cultura e do Artista Francano. Foram prestigiar a abertura, autoridades municipais como Mateus Caetano, atual presidente da FEAC (Fundação, Esporte, Arte, Lazer e Cultura de Franca), com a presença de Rose Morais da comunicação francana, bem como também da Dandara, a vereadora transexual mais votada de Patrocínio Paulista e dentre 15 vereadores em atuação na cidade de Franca, apenas Gilson Pelizaro (PT) compareceu na abertura do evento.
Continua após a imagem…
Em fala, Mateus Caetano, atual presidente da FEAC, comenta que o evento é um importante momento de luta para que não só a comunidade LGBTQIA+, como também todos munícipes possam refletir sobre respeito e discutir assuntos necessários para essa população. Disse também que a FEAC caminhará junto a essa luta como também as próximas que virão.
Continua após a imagem…
Dandara também deixou seu recado durante a abertura solene do evento, dizendo estar muito feliz por ser convidada a esta edição e que Franca, toda comunidade LGBTQIA+ e simpatizantes, podem contar sempre com ela enquanto política. Dandara é vereadora na cidade de Patrocínio Paulista (SP) inclusive, foi a mais votada da última eleição, uma transexual que enfrentou muitos obstáculos até chegar a ocupar sua cadeira na Câmara de sua cidade.
Continua após a imagem…
Guilherme Cortez, usou sua fala para reforçar que a cidade de Franca, não é uma cidade segura para as pessoas LGBTQIA+, que a política da cidade precisa mudar urgentemente, que Franca não pode mais ser palco para mais casos de agressão a pessoas dessa comunidade. Na edição 2022 da Expoagro Franca, foram diversos casos de agressões, inclusive com uma transexual, espancada durante o evento. Guilherme Cortez (PSOL) foi o 4° candidato a vereador mais votado de Franca na última eleição municipal.
Continua após a imagem…
Rose Morais, representando a comunicação e imprensa, também um ícone do rádio e do samba em toda região, também esteve presente na abertura, prestigiando o evento. Rose gravou um depoimento para o documentário que está sendo produzido, orgulhosamente pela Cairo Still Audiovisuais, onde deixa sua fala de luta e resistência. Rose enfatiza que já não é mais tempo de preconceitos e precisamos lutar juntes para que a diversidade seja parte de todes e haja respeito pelas pessoas dessa comunidade.
Continua após a imagem…
Beto Spiller também é um ícone quando o assunto é diversidade na cidade de Franca. Pioneiro das festas e eventos em prol essa causa. Beto foi quem iniciou em Franca, a luta com a Parada Do Orgulho LGBTQIA+ em meados de 2009, com toda a equipe da ONG Fênix, Gilberto, Tânia Leão e os demais. Também conhecido como DJ, Beto esteve na organização da 1° edição da Semana Da Diversidade em 2018 e também foi por uma temporada presidente da ONG Fênix, atualmente Markos Terência assume o cargo.
Continua após a imagem…
O vereador Gilson Pelizaro (PT) foi o único a comparecer na abertura solene do evento, o único de 15 outros. Gilson usou sua fala para ressaltar a importância de Franca ter pessoas da causa, comprometidas verdadeiramente com a luta, que fazem acontecer eventos como este, mesmo sem apoio de grande parte dos vereadores da Câmara Municipal através de projetos que nunca passam em votação. Gilson comemorou que a tão falada ”Semana Da Diversidade” saiu do papel com apoio estadual.
Continua após a imagem…
O ”Coletivo Close Certo” idealizador da 2° Semana da Diversidade de Franca fez sua fala. Leontter Reche ressaltou a história do coletivo e também expôs sua indignação perante um ato covarde de outro grupo na cidade que de maneira covarde, impediu os artistas locais de se apresentarem em determinado evento de luta, caso estes também se apresentassem na 2° Semana Da Diversidade de Franca. Leontter diz que esse tipo de atitude mostra claramente que o movimento destas pessoas, não é de luta, resistência e principalmente de apoio as pessoas LGBTQIA+, principalmente os artistas, que na maioria das vezes possuem poucas oportunidades de aparições como está.
Continua após a imagem…
Como apresentação musical, a abertura da 2° Semana Da Diversidade de Franca contou com o ”Pocke´t Show de Arizona Baez, Drag cantora de Franca. Arizona atua na música, passeando pelos ritmos, RAP, TRAP e HIP-HOP e cantou ao vivo várias músicas autorais, já disponíveis nas lojas e aplicativos de música como Spotify, apresentou uma nova música de trabalho e também manifestou em fala, sobre a censura que os artistas sofreram nos bastidores do próprio cenário por outro grupo do movimento LGBTQIA+. Arizona enfatizou a extrema dificuldade que os artistas da diversidade enfrentam na cidade, com a falta de apoio cultural e acha inadmissível esse tipo de atitude de pessoas que dizem lutar e defender a causa.
Continua após a imagem…
Leonora, também responsável pelo Coletivo Close Certo, convidou a todes a também estarem presentes nos demais dias do evento e fez uma leitura da grade de programação.
Foi apresentado durante a tarde, 2 depoimentos em vídeo de duas personalidades do ativismo na diversidade local, Tânia Leão do Bafão, a primeira travesti ativista de Franca, contou sua trajetória de vida emocionando a todos. Também foi apresentado um depoimento de Markos Terêncio atual presidente da ONG Fênix de Franca.
Está sendo produzido um documentário dos registros da 2° Semana Da Diversidade de Franca, gostaria de deixar aqui os méritos ao Leontter, do ”Close Certo” por pensar na diversidade desde a contratação da produção audiovisual do evento, por oferecer também aos artistas locais, oportunidade de apresentarem seus trabalhos, não só apresentarem como também oferecer ”cachê” a estes. O respeito começa pela competência da organização. Agradeço em nome da produtora Cairo Still Audiovisuais pela oportunidade de fazer parte dessa história e eternizar esse momento.
Confira a agenda completa do evento:
20/06 – Abertura Solene da Semana da Diversidade
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Arizona Baez
Convidados:
Dandara – Vereadora de Patrocínio Paulista
Guilherme Cortez
Gilson Pelizaro
ONG Fênix
Rose Morais
Autoridades Municipais
21/06 – Roda de Conversa “Todo Corpo é Político”
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Avera
Convidados
Afronte
Acir Mattos (presidente da OAB Franca)
José Lourenço (promotor de Justiça aposentado)
Guilherme Cortez
Eliara Alves
Deny Eduardo (OAB Comissão)
22/06 – Palestras sobre saúde pública e campanha de teste rápido
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Junior Ferreira
Convidados:
Integrante Girlup
Jorge Luis
CTA
Gabriela Silva
Waléria Souza de Mascarenhas (secretária da Saúde)
Gi Girl UP
23/06 – Empreendedorismo e Empregabilidade
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Nathália Violinista RJ l
Convidados:
Acif
Girlup Quitéria
Leonora Farias
24/06 – “Corpos Invisíveis” e Cultura Drag
Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Atração: Oficinal Will, Cairo Still, Sorteio
Convidados:
Tânia Leão
Arizona Baez
Nalanda Power
25/06 – Festa das Poc
Em frente à Expoagro
Intervenções Artísticas: Nalanda Power, Tânia Leão do Bafão
Ato: Tamires Sampaio
Atração: Avera, Higor Mayk, Mateus Nocera, Will Mansano, Arizona Baez e Bixarte
Artistas Pinacoteca: Rafael Ilustra e Leandrah Kabrushik
Você pode acompanhar mais sobre a 2° Semana Da Diversidade de Franca através das redes sociais oficiais:
Veja mais imagens do primeiro dia do evento:
Para sugestões de pautas de diversidade envie um e-mail solicitando para cairostill@portalfnt.com.br