O maior santuário do mundo dedicado a Santa Rita de Cássia foi inaugurado e abriga a réplica da casa da Santa construída na época entre 1200 e 1300 quando ela viveu. Uma casinha simples, aconchegante que tem cheiro de rosas e um lindo jardim de rosas vermelhas, um lugar harmonioso que transmite paz e muita emoção.
A inauguração aconteceu no dia da Santa 22/05 e contou com a presença de autoridades, o Governador de Minas Romeu Zema, o prefeito Rêmulo Carvalho Pinto e o secretariado. E contou com apresentação musical do Tenor Bruno Bioza.
O novo santuário representa um grande marco na pequena cidade de quase 18 mil habitantes e se torna o principal centro de romarias e de devoção a Santa Rita, a sua inauguração deve movimentar o comércio local e do turismo religioso.
O complexo religioso conta com 50 lojas, Casa para os religiosos, Velário, fraldário, vestiário, praça de alimentação, estacionamento para 200 ônibus e até mesmo um heliponto com passeios de helicóptero. O local possui 100 mil metros quadrados e só a edificação tem 10.600 metros quadrados.
O Sebrae colaborou na estruturação ofertando uma consultoria especializada em turismo, além disso, apoiou com capacitações de gestão para auxiliar as empresas do município a integrar a transformação no dia a dia a partir de agora.
O grande idealizador do projeto, Paulo Flávio de Melo Carvalho, pensou em cada detalhe e disse que a obra foi construída por grandes artistas, a frente os arquitetos: Adriano Ogushi e Tiago Castro, o projetista Gustavo Bormann. Além das obras de artes feitas por Romulo Picoli Ronchetti (pintor artístico), Carlos Calsavara (escultor), Pedro Machado (responsável pelo mural de fotos), Dora Borges (marca e identidade visual) e Ronie Ryba (imagens em pedra sabão)
O idealizador que é empresário tem 73 anos nasceu em Cássia e sua devoção a Santa Rita o fez sonhar e realizar a construção do templo, para ter ideia da grandiosidade, o local pode receber 5000 mil pessoas sentadas e 2000 mil em pé, porém na inauguração o número de pessoas era bem maior (havia quase 10 mil pessoas).