O evento contou com presenças ilustres do cenário esportivo nacional como o recordista mundial Vanderlei Cordeiro de Lima e também o recordista Ronaldo da Costa. A Corrida Alta Mogiana acontece 1 vez ao ano sendo organizada pelo Sergio Gonçalves e no ano de 2022 completa sua 10° edição.
Com a presença de ilustres nomes do cenário, a edição 10 da Corrida Alta Mogiana, traz a Franca o recordista mundial Ronaldo Da Costa, ele que foi o primeiro atleta a correr uma maratona com um ritmo inferior a 3 minutos por quilômetro, em 1998. Em Berlim, há 24 anos, Ronaldinho estabeleceu o recorde mundial ao cravar 2h06min05s. Essa marca foi o recorde sul-americano até abril deste ano, quando Daniel Nascimento fechou os 42 km de Seul em 2h04min51s. Más, bem antes disso, Ronaldo já conquistava méritos. Caçula de 11 irmãos, venceu a edição de 1994 da Corrida De São Silvestre, se firmando como fundista. No ano seguinte, obteve a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1995 em Mar Del Plata nos 10.000 metros. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta também disputou os 10 000 metros, mas não passou da preliminar. Após encerrar a carreira, trabalha na formação de jovens atletas em São João Nepomuceno, vizinha de sua cidade natal ”Descoberto”.
Continua após a imagem…
Outro grande destaque a estar presente neste dia foi o Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, vencedor da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Após iniciar sua carreira internacional competindo nos Campeonatos Mundiais de Cross-country e 1989 e 1992, entre outros triunfos nacionais e internacionais também foi vencedor da Maratona de Tóquio, da Maratona de Hamburgo e bicampeão da Volta Internacional da Pampulha.
Vanderlei conversou com exclusividade para o FNT na Coluna Cairo Still e deixou uma mensagem para Franca, ouça:
Continua após a imagem…
Os Quenianos Japeth Too e Enos Kipruto Saat foram algumas das atrações internacionais da 10° Corrida Alta Mogiana, Japeth Too, da Equipe Aleudo Tupetinho, correram neste domingo os 42 km e os 21 km.
Continua após a imagem…
Conversamos com a Marysol Gaudenzi, ela que é uma das pioneiras e mais ativas figuras do cenário esportivo de Franca, que mesmo não estando responsável por este evento, faz questão de estar presente e participativa, sempre muito recorrida e querida pelos atletas e envolvidos no esporte local. Ela foi diretora de esportes na gestão Sidney Rocha, gerente de esportes na gestão Gilson De Souza e também tem uma trajetória no cenário. Como atleta, Marysol foi 12 vezes campeã nos Jogos Regionais, Campeã Paulista, Campeã Brasileira e Campeã Sul-Americana 100 mt e revezamento. Em 2021 ela foi também Campeã Brasileira Master em Timbo, Santa Catarina. Como técnica ela ganhou 7 jogos regionais, medalhas nos jogos abertos, técnica da seleção Paulista e Brasileira por 6 anos, Técnica do WX, Atléta Olímpico Matheus Facho Inocêncio, único finalista olímpico Atenas 2004. Marysol esteve a frente em eventos de destaques como, por exemplo, a Corrida Franca X Restinga, Corrida São Crispim, Corrida Kids, Corrida Minicucci e também na Cão-Minhada para os pets. Sempre muito competente.
Continua após a imagem…
A Corrida Alta Mogiana obteve apoio da FEAC e Prefeitura De Franca, embora os respectivos Prefeito Alexandre Ferreira e Mateus Caetano, atual presidente da FEAC não compareceram ao evento.
Envie sua sugestão de pauta para cairostill@fatonoato.com.br